Os cafés solúveis se tornaram uma ótima opção para quem gosta de bebidas rápidas no dia a dia. Mas, o que não falta são variedades de grãos disponíveis no mercado. Sabendo da versatilidade e diferentes formas de fazer café, o Paladar juntou um time de especialistas para ajudar na escolha da melhor marca disponível.
No entanto, é necessário entender as diferenças que os cafés solúveis apresentam. Como o café arábica, por exemplo, que tem um sabor com pouco menos de cafeína, mas é mais aromático e adocicado na boca. Diferentemente do grão de café robusto que é considerado mais popular, por causa de seu sabor mais intenso e áspero.
Outra alternativa é o café solúvel liofilizado que além de solúvel também é instantâneo. Antigamente, café solúvel era feito por pulverização sob vácuo e o sabor não era tão apreciado, como hoje. Graças a liofilização que também deixa uma qualidade diferente da antiga, que é perceptível até mesmo se for um arábica.
O teste
Os especialistas escolhidos a dedo pelo Paladar foram: Isabela Raposeiras, a proprietária do Coffee Lab, o produtor Mariano Martins (da Martins Café), o chef e especialista em cafés Raphael Despirite (do Fechado Para Jantar e da Suflex) e o barista e músico Tiago de Mello (da Cafeteria Pato Rei). Eles participaram de um teste às cegas ao lado de seis marcas conhecidas de café solúvel: Iguaçu, Juan Valdez, L’Or, Native, Nescafé,Três Corações Portinari.
Como funcionou?
O time avaliou o corpo, persistência, intensidade, notas olfativas e gustativas. Além disso, provaram e reprovaram os elementos, para assim eleger as melhores marcas para o preparo a jato do café.
Veja o Top 3
- Native
- Juan Valdez
- Três Corações Portinari
Café gourmet
O Paladar realizou também um teste ao lado de especialistas para encontrar as melhores marcas de café gourmet. Confira as nove marcas que foram aprovadas e reprovadas pelo time. A matéria completa está disponível neste link.