Original da Itália e possivelmente confundido à distância com o chocolate por sua coloração marrom, o creme de avelã passou a se popularizar mundialmente a partir da década de 1960, mas foi somente a partir dos anos 2000 que a iguaria passou a tomar força em terras brasileiras.
Hoje, é possível encontrar o doce em diversos lugares, seja em restaurantes, padarias, sorveterias, lanchonetes, confeitarias, entre outros estabelecimentos, além de integrar recheios de bolos, versões doces de tapioca, pastel ou pizza, acompanhando açaí e até sendo combinado com o nosso clássico brigadeiro.
Adaptações não faltam para o creme de avelã, e diversidade da versão industrializada nas gôndolas dos supermercados também não. Feito originalmente de avelã, açúcar, leite e cacau, o produto ideal deve entregar cremosidade aveludada, dulçor equilibrado e boa consistência, com aroma e sabor que remtam ao ingrediente principal.
Em busca de uma marca de creme de avelã que atende a esses requisitos, o Paladar reuniu um time de especialistas da cozinha (Rafael Barros, do Ópera Ganhache; a cozinheira Fernanda Pittelkow, do Cozinha Sem Vergonha; o empresário e chef de cozinha Chico Ferreira, da Le Jazz Boulangerie, e o empresário e chef de cozinha Leonardo Borges, da confeitaria Flakes) para testar às cegas 11 selos diferentes.
Após a fase de degustação, os jurados analisaram e concluíram que o verdadeiro rei dos cremes de avelã é o da marca Miroh!, cujo pote de 180g custa R$ 32,90. Feito com 32% de avelã, segundo informações do site, o produto ganha o Selo Paladar de aprovação por oferecer um ótimo sabor, uma textura aveludada e cremosa e uma dose de açúcar balanceada.
Confira o ranking completo com as 10 marcas restantes na matéria ‘Qual é o melhor creme de avelã?’, por Chris Campos, disponível aqui.
Receitas testadas e aprovadas
O Paladar possui uma série de receitas testadas e aprovadas que são extremamente saborosas, e podem ser feitas no conforto de casa, agradando a todos os gostos. Confira aqui.