Espumante é um dos elementos mais clássicos do ano novo. Com suas borbulhas bem convidativas, a bebida ainda atua como um simpático convidado das comemorações de final de ano ao harmonizar facilmente com as diversas receitas presentes no Réveillon.
Sua ampla gama de intensidades e elaborações é um convite interessante para se aventurar nos diferentes tipos de espumante que o mercado pode oferecer
Entretanto, da mesma forma que essa diversidade de sabores é convidativa, ela também pode gerar dúvidas sobre suas características e como reconhecer cada rótulo. Para não se enganar e saber qual espumante está degustando, venha conferir 5 tipos de espumante que existem:
Espumante brut
Com uma elaboração que casa com diversas variedades de uvas, o espumante brut é - frequentemente - elaborado com chardonnay e pinot noir. Seu processo pode acontecer pelos dois métodos, mas durante sua produção, a levedura que resta é retirada após a fermentação e o licor de expedição é adicionado. Seu sabor e qualidade o tornam um dos estilos mais consumidos atualmente.
Espumante rosé
Com uma elaboração que busca ao menos uma uva tinta, o rosé é aquela opção perfeita aos que amam espumantes mais encorpados. Sua coloração um tanto quanto distinta vem do contato da casca com o mosto ou pela adição de vinho tinto. Por conta do seu sabor, sua harmonização aceita receitas mais substanciosa
Champanhe
Elaborado apenas com o método clássico, o champanhe é feito somente na região de Champanhe, na França, e possui características interessantes. Seu processo pode variar com uva branca chardonnay e com as tintas pinot noir e pinot meunier (fermentadas sem a casca).
Alguns dos pontos que mais chamam a atenção são suas notas aromáticas. Elas são semelhantes à panificação graças ao processo de 15 meses em contato com as leveduras na segunda fermentação.
Prosecco
Esse espumante - elaborado pelo método charmat - se utiliza da uva glera para seu processo. Anteriormente, a uva se chamava prosecco, mas veio a mudar de nome em 2009 por conta de uma mudança nas regras. Entretanto, algumas regiões já faziam o plantio de uvas com esse nome e permaneceram mesmo após a nova nomenclatura.
Cava
O espumante Cava é feito no método clássico e apresenta sua elaboração nas regiões demarcadas da Espanha. Ela também apresenta uma produção que usa de variedades locais, como a xarel.lo e a parellada.
Além disso, há o corpinnat, uma dissidência que os pequenos produtores do cava fazem com regras ainda mais rigorosas de preparo. Veja outros tipos de espumante aqui.
Como servir o espumante?
Agora que você conhece os tipos de espumante, o que acha de conferir como servir a bebida corretamente para aproveitar toda a qualidade?
Há também mais dicas de como diferenciar frisante e espumante para não errar na hora de comprar. Clique aqui e saiba mais.
Quais são os melhores espumantes?
Antes de praticar como abrir o espumante, veja o teste que o Paladar realizou para entender quais são as melhores marcas de espumantes disponíveis no mercado.
Para além de celebrar, você também merece degustar um espumante de alta qualidade. Veja aqui o ranking completo.