O tiramisù ganhou popularidade em todo o mundo e seu diferencial está especialmente no sabor equilibrado do café combinado a um creme mascarpone, biscoito champanhe e toques de chocolate.
A sobremesa italiana desmanchar logo no corte após o seu resultado final significa que algo deu errado nos passos da receita, principalmente no creme mascarpone, porque o verdadeiro tiramisù deve desmanchar apenas na boca.
Acertar o ponto do creme mascarpone é um dos principais desafios da receita. Esse creme deve ganhar ainda mais firmeza depois que colocado na geladeira com os demais ingredientes. Aprenda uma receita tradicional abaixo:
Ingredientes
Você vai precisar de 8 gemas, 1 fava de baunilha, 180g de açúcar de confeiteiro, cacau em pó, café forte com um pouco de açúcar, 1 caixa de biscoito champanhe e 1 kg de mascarpone.
Passos
Embora a receita tenha desafios, ela é considerada simples. Os primeiros passos incluem bater as gemas com o açúcar na batedeira até clarear, logo depois abrindo a fava e adicionando nessa mistura. Em seguida, acrescente o mascarpone e mexa até incorporar por completo - essa recomendação é importante.
Depois dessa etapa, é hora da montagem. Coloque primeiro o creme mascarpone, seguido pelo biscoito champanhe mergulhado no café, repetindo esse padrão até completar o recipiente.
Por último, você pode polvilhar cacau em pó por cima da camada superior e até colocar uma placa de chocolate. O tiramisù deve ficar na geladeira até o momento de servir. Veja a receita completa aqui.
Sundae de tiramisù
A popularidade do tiramisù fez com que ele ganhasse outras versões. O tiramisù sundae, por exemplo, é uma sobremesa semelhante, mas que ganha toques refrescantes ao ser complementado por um sorvete entre a calda de chocolate, bolacha champagne e creme mascarpone. Veja a receita completa aqui.