Quando se trata de molhos e lanches, um dos condimentos mais lembrados é a mostarda, que costuma ser o par perfeito do cachorro quente. No entanto, ela também pode ser parte principal de outros pratos e integrar receitas mais elaboradas.
Encontrada facilmente nos supermercados, o molho de cor amarela é fabricado por diversas marcas e pode ser difícil saber qual é a melhor opção. Para ajudar os consumidores na hora da compra, o Paladar decidiu testar às cegas 12 marcas de mostarda.
Para isso, um time de jurados degustou as amostras uma a uma, intercaladas com fatias de pão de fermentação natural e água mineral. Entre os critérios de avaliação, os jurados procuraram produtos que combinam custo-benefício e adicionam sabor, textura e aroma aos pratos. Ao final da degustação, o júri definiu um top 3 com as melhores marcas de mostarda.
As melhores mostardas
- Heinz
- Salsaretti
- Cepera
A Heinz foi classificada como a melhor. A mostarda apresentou um sabor equilibrado e textura convidativa. Já a Cepera e a Salsaretti ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Ambas foram consideradas com bom sabor, textura, acidez e picância.
Tipos de mostarda
Existem inúmeras variedades de mostarda, mas todas derivam dos tipos de grãos e são eles que determinam o estilo do condimento. Mesmo com várias receitas, as mostardas são classificadas em dois tipos, forte e suave.
Os grão mais claros, também chamados de Brassica alba, são usados nos molhos suaves e dão origem a mostarda amarela.Já as sementes pretas, Brassica nigra, são utilizadas em mostardas mais fortes, como dijon, ancienne e mostarda escura.
Mostarda amarela
A mostarda amarela é um estilo americano do molho, classificada como mostarda suave. Feita a partir dos grãos brancos (Brassica alba), é um condimento cremoso, temperado com cúrcuma, que deixa o molho amarelo intenso. Saiba mais sobre os tipos de mostarda aqui.
Para saber o todas as marcas testadas pelo Paladar e a opinião dos especialistas sobre cada uma das mostardas, leia a matéria completa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.