Os vegetais são parte de uma alimentação saudável pela composição cheia de benefícios, além de serem saborosos. Alguns se destacam por fazerem parte de algum grupo, como os vegetais verde-escuros. Você sabe quais são? Brócolis, agrião, escarola, espinafre e rúcula são alguns exemplos.
E para quem quer conhecer mais detalhes de vegetais verde-escuros, confira abaixo os seus benefícios e receitas, para também aprender como inclui-los na alimentação:
Rúcula
A rúcula é rica em vitamina K, que pode melhorar a saúde óssea, e carotenoides, conhecidos por oferecerem benefícios antioxidantes, segundo a matéria de Regina Célia Pereira ao Estadão, na editoria Saúde.
Embora tenha um sabor mais picante, dá para suavizar a rúcula entre os ingredientes. Experimente o bolinho de arroz com queijo e rúcula ou a salada de rúcula e agrião com presunto cru.
Brócolis
Já o brócolis oferece boas quantidades de isotiocianatos e ácido fólico, por exemplo, compostos essenciais para a saúde. Além disso, pode ser aproveitado por inteiro -até o seu talo- e é versátil.
Aproveite esses benefícios em receitas caseiras. Teste em casa o arroz com brócolis e amêndoas, a salada de brócolis ou a pizza de brócolis.
Espinafre
O bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon, a quiche de espinafre e a omelete verde são exemplos de receitas simples que levam o espinafre, do grupo dos vegetais verde-escuros, como protagonista. O vegetal é uma fonte de nitrato, que se transforma em óxido nítrico no corpo.