PUBLICIDADE

Radar

Veja os cinco melhores uísques de 2024, segundo especialistas

Presente em quase toda carta de bebidas das mais variadas ocasiões e espaços

Garrafa de uísque produzido pela destilaria e cervejaria Van der Ale localizado. Foto: Daniel Teixeira/Estadão Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Uísque é uma das bebidas destiladas mais antigas do nosso mundo. Muito famosa na Escócia, atualmente é apreciada em todo o planeta. Presente em quase toda carta de bebidas das mais variadas ocasiões e espaços.

Sua composição apresenta grãos fermentados e os mais comuns são os de cevada maltada, milho, centeio e trigo. Por isso, ele é famoso por entregar uma variedade de estilos e sabores, como bourbon, single malt, blended malts, double cask, entre outras.

O processo de envelhecimento em barris de carvalho é crucial para o desenvolvimento do sabor do uísque. Durante esse período, o uísque pode absorver sabores e aromas dos barris, como baunilha, especiarias e até mesmo notas frutadas, dependendo do tipo de barril utilizado.

O uísque é apreciado de várias maneiras, seja puro, com gelo, ou como ingrediente em coquetéis clássicos e contemporâneos. Sua diversidade de sabores e a tradição por trás de sua produção o tornam uma bebida fascinante para muitos apreciadores.

Então se você é um amante de um bom uísque ou Whisky - escreva e fale da maneira que quiser - provavelmente já percebeu que cada linha exige uma forma de criação única, o que implica diretamente na qualidade do sabor. Por esse motivo, o Paladar resolveu ouvir especialistas acerca dessa bebida para você encontrar o match perfeito:

PUBLICIDADE

Blue Label Umami

Aumento da frequência de consumo de álcool durante a quarentena preocupa especialistas Foto: REUTERS/David Moir

Essa indicação veio do Jairo Gama, barmen do Vista, é verdadeiramente exclusivo e raro, sendo produzido apenas em uma a cada 25.000 barris de Blue Label, edição limitada da Johnnie Walker. Seu sabor passa por três fases: doce, salgado e ácido. Nesse caso, o preço médio é de R$ 2,5 mil. Dica: cai perfeitamente com caviar cremoso.

Maker’s Mark

Qual o certo: uísque, whisky ou whiskey? Foto: aekachai/Adobe Stock

PUBLICIDADE

Mais uma alternativa para quem gosta de desafios e inovação. Essa sugestão é do Marlon Silva, bartender e sócio do Drunks. O gosto do dulçor remete a um creme brulée, sem perder a potência de sabor e toda a sua personalidade amadeirada, que o envelhecimento de 6 anos em carvalho americano traz. Curiosidade: Como a produção é de pequena escala, as garrafas desse whiskey são seladas a mão uma por uma.

The Yamazaki

Pra quem gosta de um sabor mais adocicado, a sugestão do Pedro Píton, chefe de bar do Animus é o The Yamazaki. O uísque apresenta notas de baunilha e frutas maduras.

Highland Park e Woodford Reserve

Drinques Foto: Via Instagram/@kalvelagedistillery

PUBLICIDADE

Essa dupla foi escolhida pelo Daniel Estevan, bartender do NOSSO. O Highland Park é um dos exemplos de adocicado e frutado, com uma nota enfumaçada seca, pouco predominante. É um “single malts”, segundo Daniel. Enquanto o Woodford Reserve combina com coquetéis.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE