O vinagre é um produto criado a partir da fermentação de frutas ou vinho, e sua descoberta remonta tempos antigos da humanidade, ocupando funções como limpeza, tratamento médico e tratamento estético, sendo a finalidade alimentícia uma das mais recentes.
E é justamente por ser tão antigo e tão utilizado que seu consumo é alvo constante de costumes e crenças que nem sempre têm eficácia comprovada. Uma prova disso é que o vinagre de maçã é utilizado por alguns, ainda nos dias de hoje, como remédio caseiro para aliviar tosses, dores estomacais e até feridas, mas, de acordo com a professora de nutrição na Universidade Estadual do Arizona, Carol Johnston, ainda não há nenhum estudo que comprove essas alegações.
O que se sabe até agora sobre o vinagre?
Por ser um condimento obtido através da fermentação, o vinagre tem leveduras e bactérias que convertem carboidratos em álcool e, depois, em ácido acético, e esse componente é benéfico à saúde, conforme aponta Alice Callahan na matéria ‘O vinagre de maçã é realmente uma solução para tudo, de alívio da tosse a perda de peso?’. O alimento também apresenta polifenóis, compostos que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Aliado no emagrecimento
O uso do vinagre costuma ser recomendado para pessoas que querem emagrecer com base em estudos que, segundo Alice Callahan, são de curto prazo, mas que constataram que o consumo de duas colheres de sopa de vinagre de maçã com água todos os dias durante três meses pode resultar em uma perda de 2 a 7 quilos.
Entretanto, uma única pesquisa que avaliou a interrupção dessa prática constatou que o peso antes perdido foi restabelecido. A falta de dados sólidos impede de afirmar que um dos efeitos do vinagre é de fato ocasionar o emagrecimento, pode-se apenas dizer que o condimento desacelera a digestão, trazendo sensação de saciedade por mais tempo.
Como utilizar vinagre na cozinha?
Por mais que ainda sejam poucos os estudos que comprovem todas benesses que muitos acreditam que o vinagre tenha, não se anula o fato de que o alimento é, sim, um aliado na saúde, e por isso vale a pena tê-lo à postos na cozinha para utilizar em diversos preparos.
Nesta matéria, separamos duas sugestões de receitas para explorar o potencial do condimento. Aprenda a fazer espumante com xarope de frutas e vinagre ou trufa meio-amarga e redução de vinagre.