Uma boa notícia pode estar próxima para os amantes de vinho. A bebida pode ter seus impostos reduzidos e, consequentemente, seus preços também.
No caso, isso acontece por conta de uma proposta que está em andamento no Senado para categorizar o vinho como alimento e reduzir sua carga tributária - deixando menos pesado para o bolso dos consumidores.
Mas o que é essa proposta?
De acordo com a matéria de Suzana Barelli em sua coluna Le Vin Filosofia, do Paladar, em diferentes lugares do mundo, o vinho é visto como alimento ou produto alimentício e, por isso, a sua carga tributária é menor. No Brasil, um projeto de lei do senador gaúcho Luís Carlos Heinze (PP/RS) propõe mudanças na Lei do Vinho (7.678/1988) para que a bebida seja reconhecida como um produto alimentício.
Dessa forma, esse PL também se direciona para a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva, enquanto procura atualizar a legislação e estabelecer o Brasil nas mesmas práticas que outros países.
Vale ressaltar que esse projeto em andamento conta com uma votação pública para que as pessoas opinem sobre o vinho ser considerado ou não um alimento. Para acessá-la, basta entrar no site oficial do Senado Federal e votar se concorda ou não com a ementa. Veja a votação e mais detalhes do projeto.
Vinhos do verão
Enquanto se espera as taxas do vinho abaixarem ou não, vale a pena experimentar os rótulos mais refrescantes e leves durante o verão. Uma das categorias que pode não parecer, mas atua muito bem durante as altas temperaturas é o tinto, com as suas opções de taninos leves e equilibrados.
Para errar a mão, o Paladar fez uma seleção especial com os melhores rótulos para serem tomados durante o verão. Veja a matéria completa aqui.

Guia dos vinhos
E caso você não entenda muito sobre o universo do vinho, mas esteja interessado em saber mais sobre as características, famílias e os destaques das categorias, o Paladar pode te ajudar. O Guia reúne diferentes rótulos do mundo todo e te mostra tudo o que você precisa saber sobre eles. Veja a matéria completa.