Os vinhos são tão populares que ganharam diferentes estilos, resultados de toda a complexa produção. Um dos exemplos é o vinho natural, que vem se destacando no mercado, embora haja algumas dúvidas sobre ele.
Em entrevista ao Paladar, a especialista Suzana Barelli explicou tudo sobre o que é um vinho natural. Apesar de não ter uma legislação que apresente uma definição sobre esse tipo, ela menciona que os vinhos naturais são aqueles produzidos com a ‘‘mínima intervenção possível’'.
Isso significa que os vinhos naturais nem sempre terão um perfil equilibrado na medida, porque a composição prioriza a preservação dos ingredientes naturais.
Esse método é contrário ao que a maioria dos produtores realizam hoje, que utilizam ácidos, taninos e outros produtos enológicos que modificam a composição do vinho para que ele tenha o perfil desejado.
Harmonização de vinhos
A composição do vinho determina o resultado da bebida entre aromas e sabores. Essas características podem ser combinadas com alimentos e garantem uma experiência perfeita, o que nada mais é do que a harmonização de vinhos. Existem rótulos e dicas para harmonizar vinhos. Confira aqui detalhes sobre o assunto.
Uvas que comemos hoje são ‘descendentes’ da era dos dinossauros
O vinho também pode ser explorado em termos de curiosidade, e uma descoberta da Universidade de Michigan fez com que a bebida se tornasse ainda mais parte da cultura e história da humanidade. Provavelmente, as uvas mais utilizadas hoje na produção destas bebidas tenham ancestrais que estão no mundo há milhões de anos. Entenda.
Guia dos vinhos
Agora que você conhece mais sobre o vinho natural, as harmonizações da bebida e uma curiosidade, que tal explorar diferentes rótulos? O Guia dos Vinhos oferece um panorama completo do mundo vinícola, abrangendo informações ricas e detalhadas sobre produção, adegas, origem e outros assuntos relacionados à bebida, proporcionando uma experiência de comunicação e conhecimento. Acesse agora mesmo.