O vinho é uma bebida milenar que pode apresentar sabores complexos e aromas atrativos. Por trás do seu resultado, muitas vezes aguardado por anos, está o cultivo das videiras, que inicialmente promovem todo o sabor da bebida.
Leia também:
Quando o assunto é o cultivo, as estações do ano e condições climáticas possuem grande influência no processo. Por isso, algumas técnicas, sejam tradicionais ou inovadoras, ajudam a enfrentar o desafio de manter as plantações com menos impactos. Um exemplo é a poda invertida, que possibilita a produção dos chamados vinhos do inverno.
Poda invertida
Trata-se de uma técnica que está sendo amplamente utilizada por enólogos, principalmente na regiões de Lavras e São Gonçalo de Sapucaí, em Minas Gerais, que possuem extensos hectares de vinhedos. Essa técnica consiste em aplicar irrigação e um hormônio chamado dormex para que as videiras deem seus frutos ainda no inverno.
Essa criação do pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, na Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), ocorreu a partir da observação do clima seco dessas regiões e se diferencia do método tradicional de poda das vinhas.
O desafio continua...
Essas regiões mencionadas destacam-se pois a técnica está garantindo o sucesso dos vinhos de inverno, especialmente com as uvas syrah e sauvignon blanc. No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados.
Nem todas as pluralidades possuem os mesmos resultados ou a mesma produtividade em comparação com outras técnicas, o que amplia as pesquisas e tecnologias sobre o tema. As informações são da coluna de Suzana Barelli.
Guia dos Vinhos
Toda essa preocupação para o cultivo de qualidade visa entregar um bom vinho ao consumidor, pois, antes de chegar à garrafa, a bebida passa por cuidadosos e longos processos. O Guia dos Vinhos de Paladar explora as nuances de vinhos de várias regiões, mencionando sua origem, combinações e outros assuntos relacionados à bebida. Acesse agora mesmo.