Publicidade

Publicidade

Radar

Você conhece a história do ‘pudim abolicionista’?Aprenda a receita clássica

Com calda de caramelo mesclada com um creme que desmancha na boca, essa receita celebra um período crucial da nossa história.

Pudim amarelado com pedaços de Sonho de Valsa por cima. Foto: Daniel Teixeira | EstadãoFoto: Daniel Teixeira | Estadão

A gastronomia pode estar ligada à história, especialmente com o intuito de homenagear um movimento de grande repercussão ou uma pessoa com feitos notáveis.

Foi desse modo que surgiu o pudim abolicionista. O próprio nome já revela a proximidade do período a que se refere: a abolição da escravatura. Sua publicação na Selecta (RJ) tem data registrada em 1915.

A receita inclui a calda que precisa atingir uma consistência grossa e deve ser misturada com um creme feito com leite de coco e gema entre os ingredientes. Eles são misturados e assados, formando o doce que é desinformado somente quando esfriar.

Embora o pudim abolicionista seja uma homenagem ao movimento abolicionista, segundo o portal Comer História, essa não é a primeira receita que homenageia algum tipo de movimento ou pessoa. Outro exemplo é o “pudim à Floriano Peixoto”.

PUBLICIDADE

Aprenda a fazer a receita clássica de pudim

Ficou com vontade de comer pudim? A chef Heloisa Bacellar compartilhou esta receita de pudim que entrega muito sabor no paladar, a partir de ingredientes simples como ovos, essência de baunilha, leite condensado, açúcar e leite.

A dica para não errar, especialmente na hora de desinformar o pudim, é utilizar um prato que possua bordas altas, evitando que o doce se desmanche todo e não fique quebradiço. Veja a receita completa aqui.

5 dicas para não errar no preparo do pudim

Embora a dica para desinformar seja muito boa, você pode aplicar outros truques enquanto estiver fazendo a receita. Eles vão te ajudar a não ter dificuldades durante o preparo. Aqui vai um spoiler: você pode observar que o creme do pudim está pronto, que é quando ele começa a desgrudar das laterais da forma. Confira todas a dicas nesta matéria.

PUBLICIDADE

Comer História

‘Comer História’ é um projeto formado por historiadores que investigam a relação entre a história e a comida. Com base em pesquisas, eles apresentam temas interessantes sobre uma variedade de assuntos relacionados a pratos e ingredientes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE