O Brasil é um país que possui uma grande variedade de frutas e muitas delas podem ser populares apenas nas regiões onde crescem devido ao grande território. É uma situação comum. Afinal, o Brasil tem dimensões continentais e uma incrível variedade de alimentos, entre eles as chamadas frutas exóticas.
Esse grupo de frutas costuma ser de regiões específicas e acabam não sendo produzidas nem comercializadas em escala nacional, o que as torna pouco consumidas. Entre elas está o cambuci.
Cambuci
No grupo das frutas exóticas, o cambuci é um grande destaque. Apesar de pouco conhecido, ele pode ser usado em receitas doces e salgadas, trazendo sabor e contraste aos pratos. É uma fruta muito azeda e, por isso, nem sempre é consumida in natura.
Benefícios da fruta
A polpa carnosa do cambuci é rica em vitamina C, além de conter vitaminas A e B, ferro e antioxidantes. Nativa da Região Amazônica, a fruta também é utilizada para combater o colesterol e fortalecer o sistema imunológico.
Receitas com Cambuci
Filé de linguado com crosta de coco e ervas ao molho de cambuci
Esse prato surpreende pela combinação inesperada e deliciosa. A junção do peixe com o doce do coco e o molho de cambuci cria uma explosão de sabores no paladar. Veja a receita completa aqui.
Geleia de cambuci
Extremamente fácil de fazer, essa geleia pode ser usada como qualquer outra, seja para acompanhar cafés da manhã ou doces. Basta misturar a polpa da fruta com açúcar na panela. Veja a receita completa aqui.
Sampa Fizz 463: drinque com gim e cambuci
O cambuci ainda pode ser usado em drinques, trazendo um sabor especial misturado ao álcool e outros ingredientes. Nessa bebida, ele é combinado com gim, limão e folha de louro fresco. Veja a receita completa aqui.
Frutas exóticas
Além do cambuci, outras frutas fazem parte do grupo de alimentos exóticos e são perfeitas para receitas, assim como oferecem muitas propriedades medicinais, contribuindo para a saúde.
Saiba mais sobre as frutas exóticas como camu-camu, buriti, guabiroba, abiu, físalis, mangostim, jabuticaba-branca, pitaia e rambutão na matéria completa do Estadão.