Com grafia e pronúncia estranha para os falantes de língua portuguesa, o speculoos é um alimento que surgiu na Bélgica em forma de um biscoito simples feito para acompanhar cafés, com açúcar mascavo, canela e caramelo na composição.
O biscoito que também leva o nome de ‘biscoff’ (uma mistura dos termos ‘biscuit’ e ‘coffee’ em inglês) tem fabricantes mundialmente conhecidos, como a Maison Dandoy, ativa desde 1828, e a Lotus, que iniciou as produções em 1932 e muito provavelmente tem alguns de seus produtos em prateleiras de certos mercados brasileiros neste momento.
Essa bolacha belga tem caído cada vez mais no gosto popular, por isso anda sendo cada vez mais fácil encontrá-la à venda. Esse fator também faz com que o produto entre com mais frequência em receitas, e é por essa razão que muitos já assumem que será a próxima tendência da confeitaria, assim como tem se observado com o pistache ao longo dos últimos meses. Saiba mais sobre o biscoito por meio da matéria ‘Speculoos é o novo pistache?’, por Helena Gomes, disponível aqui.
A febre do pistache
Outro alimento que tem ganhado enorme destaque nas redes sociais desde o final de 2023 é o pistache. O alimento em seus mais diversos formatos marcou presença em recheios de panetones durante o Natal, milk shakes e até mesmo nos pratos de Páscoa ao fazerem parte de diversos ovos de chocolate artesanais.
O Paladar elaborou um roteiro com 11 lugares em São Paulo que exploram o potencial da oleaginosa por meio de diferentes receitas, como bolos, sorretinis e bebidas. Saiba mais aqui.