Consumido pela ampla maioria dos brasileiros, o café está em todo lugar e em todas as horas do dia, acompanhando a primeira refeição do dia, encerrando o almoço e protagonizando boa parte da pausa da tarde, seja em casa, nas padarias, restaurantes, ambientes de trabalho ou consultórios médicos.
É impossível negar a relevância desse produto tanto no Brasil quanto no mundo, visto que é um dos principais commodities agrícolas do mundo. E talvez tamanha notoriedade de algo tão simples e abundante em nossas terras levante a seguinte questão: quando o café passou a ser consumido?
De acordo com informações do site Mega Curioso, os primeiros registros que se tem conhecimento sobre o uso do fruto datam do ano 575 depois de Cristo, na Etiópia. A polpa era utilizada para fazer um suco que, quando fermentado, tornava-se alcoólico, e também como uma espécie de mistura nas refeições.
A forma mais próxima do café como é conhecido hoje só passou a se popularizar a partir de 1450, sendo servido em ambientes domésticos e públicos. O hábito de consumir a bebida com frequência foi atribuído às regiões do leste europeu e do oeste asiático (que hoje corresponde ao território da Turquia), e se estendeu ao mundo todo.
Receitas testadas e aprovadas
Confira 5 formas diferentes de fazer café seguindo as instruções disponíveis no caderno de receitas do Paladar. Acesse aqui.