Publicidade

Publicidade

Radar

Você sabia que ouvir música enquanto come pode influenciar sua percepção dos sabores? Entenda como

Os sons que ressoam no seu restaurante favorito não ficam tocando por acaso, e alguns estudos comprovam isso

Ambiente do restaurante Le Bilboquet, em São Paulo. Foto: Felipe Rau|EstadãoFoto: Felipe Rau|Estadão

Certamente você já teve a experiência de ir comer em algum restaurante ou bar e se deparar com uma música ambiente tocando ao fundo, mas já notou que determinados estabelecimentos tocam alguns gêneros específicos? Bem, isso é intencional.

Já existem séries de estudos que confirmam que a música ambiente nos restaurantes impactam diretamente na experiência do consumidor, trazendo resultados até para o caixa. Isso acontece porque a música tem o poder de influenciar nossas emoções e percepções, como o paladar, por exemplo.

Nesse sentido, um estilo ‘errado’ de música pode fazer que uma refeição seja péssima. Por outro lado, se a música faz parte da construção da experiência que se deseja provocar no cliente, é possível que ele relate que a comida estava mais saborosa.

A PhD Janice Wang, formada pela Universidade de Oxford, publicou artigos que são resultado de anos de pesquisa sobre música e psicologia. Os documentos relatam que altas frequências sonoras tornam os sabores mais adocicados, enquanto as mais baixas afloram a percepção do sabor amargo; músicas com alto BPM (batidas por minuto) podem tornar algum alimento mais azedo, já as mais ruidosas são capazes de entorpecer o paladar.

Uma empresa responsável por transmitir música em locais comerciais, cujo nome é A Soundtrack Your Brand, também promoveu estudos sobre música ambiental através de uma experiência que consistiu em deixar a playlist de faixas mais tocadas no Spotify tocando durante o período de serviço. Isso causou uma diferença negativa de 9% nas vendas em comparação com quando os restaurantes tocavam uma trilha sonora selecionada e adequada à marca, de acordo com Rafael Tonon em coluna para o UOL.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE