Sabe quando você chega em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, querendo apenas comer algo simples e ir para a cama o mais rápido possível? A vontade de pedir delivery até existe, mas pode demorar e a tentação de escolher algo pesado está sempre rondando. Então você decide preparar alguma coisa rapidinho na sua cozinha. Mas aí, surge outro dilema: o que comer?
Para te ajudar em momentos como esse, conversamos com Gustavo Young, chef do restaurante Bacuri e do Tartaruga Panífíco, separamos diversas receitas práticas, e pegamos dicas valiosas para vários casos, incluindo o de quem tem filhos e daqueles que não são experts na cozinha. Veja só:
Massas
Young afirma que quando o assunto é massa, não tem erro. “Se você fizer um macarrão al dente, com tomate pelado, alho, louro, tomilho, já é o suficiente”, e ainda pode complementar com o toque final que ele costuma dar: “Eu gosto muito de usar um pouco de alcaparras, é super fácil”.
O chef sugere ainda o carbonara, que vem se popularizando e leva ingredientes bem fáceis de encontrar. “Basta ter uma pedaço de bacon, ou guanciale, ovo, parmesão e pimenta-do-reino. Também são ingredientes coringas, fáceis de ter em casa”, comenta.
Veja aqui receitas simples e práticas de massa:
Macarrão com molho vermelho
O macarrão do chef Gustavo Young é uma delícia e você pode prepará-lo da sua casa. Confira aqui
Macarrão à carbonara
Apenas 6 ingredientes são necessários para preparar: macarrão, bacon, queijo, pimenta e sal. Certamente, você deve tê-los em casa, né?
Espaguete ao alho e óleo
Esta receita te mostra como fazer uma massa deliciosa e ainda dá dicas para acertar no alho
Saladas
Caso a opção seja seguir uma linha mais saudável, o ex-participante do reality ‘Mestre do Sabor’, indica uma boa salada com folhas, abacate e alguma carne que tenha sobrado da refeição anterior, como carne de panela, e que pode ser servida fria e desfiada e complementa bem esse tipo de prato.
A salada pode variar, sendo feita com folhas, repolho temperado, coentro (para quem gosta) e abacate que é super nutritivo, tudo bem rápido e com bastante sabor. Incluir uma proteína fica ao gosto do freguês. Rúcula e algum embutido, como presunto cru ou copa lombo com parmesão, limão e sal, podem ser outra alternativa.
Veja aqui receitas simples e práticas de saladas:
Salada de couve, cogumelos e nozes
Vamos para a cozinha preparar essa salada maravilhosa usando poucos ingredientes.
Salada grega
Aprenda a fazer a receita de salada grega fácil e saborosa para sair do comum.
Torradas ou Bruschettas
Gustavo Young conta que as torradinhas e bruschettas também cumprem o papel de alimentar sem pesar nessas horas. A dica é tostar fatias de pão e preenchê-las como quiser. Ele usa carne de porco, ou o famoso frango assado de padaria que foi servido no almoço de domingo e é reutilizado à noite para virar um delicioso patê. “Você pega esse frango, desfia e depois mistura com maionese, pimenta, coentro e mostarda dijon. Fica maravilhoso”, atesta.
Veja aqui receitas simples e práticas de torradas e bruschettas:
Torrada de abacate
Prepare esta torradinha em menos de 20 minutos. Fácil de se fazer e fica uma delícia!
Torrada com tomate assado e queijo feta
Descomplicada, deliciosa e com um toque de laranja. Esta torrada vai te deixar querendo mais.
Ovos
O ovo é um alimento bastante versátil, nutritivo e prático, seja como omelete, mexido, pochê ou frito. Para quem gosta, o chef aconselha acrescentar ervas finas, ou mesmo alguma proteína como frango assado com batata. “Corta ele fatiadinho, joga um molho picante por cima e frita o ovo”, exemplifica.
Para os que querem inovar, vale preparar tortilhas de batatas espanholas. “Você consegue fazer variações. Um exemplo é a típica com batata e cebola, mas pode ser complementada com cogumelos e legumes assados, por exemplo”, ele diz.
Veja aqui receitas simples e práticas com ovos:
Ovos mexidos com mix de cogumelos e espinafre
O ponto do ovo é você quem dá, e a mistura dos cogumelos com as folhas e a soja crocante deixa tudo mais gostoso.
Tortilha de batata na frigideira
Uma explosão de sabores, fácil de preparar na frigideira e com poucos ingredientes. Não deixe de fazer!
Shakshuka com mel de harissa
A receita deste shakshuka é sem complicação e perfeita para você reproduzir em casa.
Para as crianças
O ovo cai super bem para quem tem uma criança para alimentar naqueles momentos em que tudo o que deseja é sua cama e travesseiro. Young, que tem um filho de seis anos, se identifica: “Arroz com ovo, tapioca com ovo, ou um pão tostado com queijo e tomate, que sempre agrada. A gente procura dar alguma coisa que alimente bem, mas que seja fácil e rápido”.
Veja aqui receitas simples e práticas crianças:
Farofa de ovo e cebola
Farofinha de ovo com cebola agrada às crianças e aos adultos também. O prato vai bem com qualquer acompanhamento.
Tapioca feita de polvilho doce
Para fazer tapioca em casa, você não precisa da farinha de mandioca já hidratada, pois pode hidratar o polvilho doce
Fórmula secreta
Resumidamente, para ter pratos gostosos, leves e práticos depois de um longo dia, segundo o chef, o segredo é manter sempre alguns ingredientes coringas na geladeira, reutilizar as sobras de modo criativo e transformar receitas simples do dia a dia, buscando um equilíbrio entre o prático e o nutritivo.
Para não haver dúvidas, ele reforça: “Não dá para comer pizza todos os dias, então em um dia, você faz um toast, no outro, uma salada com bastante legumes, folhas e ervas. Lembrando que o mix tem que ser equilibrado. Eu não tenho nenhuma restrição, mas tento balancear, isso me agrada. Acho que ter esse equilíbrio é importante no dia a dia, principalmente”.