Conduzir o churrasco pode parecer uma tarefa simples e rotineira para alguns churrasqueiros mais experientes. Mas na verdade, existem alguns pequenos erros que a maioria dos apaixonados por churrasco comete ao assar uma carninha. Deixar a carne muito salgada, economizar no carvão e usar a mesma tábua para cortes crus e assados são alguns dos mais comuns. Se você quer aprender a fazer o churrasco perfeito e está curioso para ver se você pratica alguns desses equívocos, o chef do Varanda D.inner, Fabio Lazzarini, vai te contar os cinco erros que você nunca deve cometer no churrasco.
Excesso de sal
Salgar demais a carne é um erro crucial que pode acabar com o seu churrasco. Pelo fato do sal desidratar as peças, não deixe o sal por muito tempo em contato com as carnes, que podem perder suculência e sabor. Se quiser saber quais são as quantidades corretas de sal e quais são as melhores temperos para carne, confira aqui nosso guia de temperos de churrasco.
Fogo fraco
Economizar no carvão e deixar o fogo fraco vai fazer com que você passe nervoso no churrasco. Para que suas carnes fiquem no ponto e com uma crosta crocante, a grelha deve estar bem quente e a brasa fortalecida. Se o carvão não estiver ardente, o chef Fábio Lazzarini explica que a Reação de Maillard não irá acontecer, que é o processo químico que dá sabor e aroma especial para a carne.
Contaminação cruzada
Usar a mesma tábua para cortar as carnes cruas e assadas pode acarretar em uma contaminação cruzada. Esse problema, que está diretamente ligado à falta de higiene dos utensílios, ocorre após transferência de bactérias de um alimento para outro. Por isso, utilize duas tábuas: uma para as carnes cruas e outra para as peças prontas.
Escolha das carnes
‘’Churrasco de qualidade é carne de qualidade’'. É assim que o chef Fábio Lazzarini classifica um bom churrasco. Para ele, os bons churrasqueiros devem dar preferência às carnes com certificado Angus, que são uma raça de bovinos com carne macia e muito saborosa. Entretanto, se quiser fazer um churrasco mais econômico, mas não sabe quais carnes selecionar, confira nossas dicas de peças mais baratas.
Corte das carnes
Pode parecer bobagem, mas a verdade é que o corte da carne influencia muito no sabor e suculência da peça. Muitos churrasqueiros cortam a carne de qualquer forma, o que deixa os bifes mais duros e difíceis de mastigar. O ideal é que o corte seja feito no sentido contrário das fibras musculares da carne. Para que fique mais fácil, o primeiro passo é identificar o sentido das fibras e se elas são verticais ou horizontais. A faca, que deve estar bem afiada, precisa estar em um ângulo de 90 graus em relação às fibras. Assim, a lâmina faz o trabalho mais difícil e os dentes o trabalho mais fácil.
Fabio Lazarini - chef do Varanda D.inner e sócio da Intermezzo Carnes Especiais.