Depois da invenção da carne moída em formato de disco, a adição de queijo foi a ideia mais apreciada da história dos hambúrgueres. O queijo, que muitas vezes fica em segundo plano, é tão importante quanto a carne na montagem de um bom cheeseburguer, tanto pelo sabor quanto pela consistência. Alguns são mais fortes, outros mais suaves: o importante é encontrar o equilíbrio entre o queijo, a carne e o pão. O chef Fábio Bito, do The Burger Map, nos contou quais queijos recomenda para a elaboração de um sanduíche e as qualidades de cada um deles.
Cheddar
Muito popular no Brasil, o queijo cheddar conquistou o paladar dos apaixonados por hambúrguer devido ao seu sabor marcante. “Levemente salgado e picante, o queijo cheddar é muito versátil e tem um derretimento bom e uniforme”, complementa o chef.
Gorgonzola
Para quem gosta de sanduíches de sabor forte, o queijo gorgonzola é uma ótima opção. Esse ingrediente deve ser usado com cuidado, para não roubar o gosto dos outros, mas um sanduíche equilibrado pode se beneficiar - e muito - das qualidades do gorgonzola. “É um queijo forte e picante que cai bem em muitas montagens e tem um bom derretimento. Fica muito gostoso em sanduíches com cebola frita ou caramelizada”.
American cheese
O queijo americano, ou american cheese, é o queijo preferido dos estadunidenses quando o assunto é hambúrguer - e não é à toa. Fábio afirma que a cremosidade e o fácil derretimento atuam como principais aliados do burguer, e o queijo americano dá conta do recado.
Gruyère
Não é tão comum encontrar um cheeseburguer que usa queijo gruyère, mas o ingrediente pode elevar seu sanduíche a outro patamar. Além de ter um bom derretimento, o gruyère traz qualidades muito particulares que os queijos mais comuns não conseguem atingir. “O queijo gruyère traz uma característica muito marcante, ligeiramente doce e salgada, que deixa o sanduíche muito mais interessante”, destaca Fábio.
Requeijão de corte
Muito pouco usado em hambúrgueres, o requeijão de corte é um queijo brasileiro que pode surpreender em hamburgadas. “É um queijo muito cremoso, que derrete fácil. Tem um sabor suave, levemente salgado e ácido”, descreve Fábio.” Vale a pena dar uma chance, não é mesmo?