Ingredientes
Para a marinada:
- 1,5 kg a 2 kg de carne bem marmorizada, de preferência acém, cortada em cubos grandes (de cerca de 5 cm de lado)
- 2 ramos grandes de tomilho fresco
- 2 folhas de louro
- 10 a 12 bagas de zimbro
1/2 garrafa de vinho tinto seco
Para o cozimento:
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 4 dentes de alho (1 descascado e esmagado, 3 moídos)
- 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 3 talos de aipo
- 3 cenouras grandes
- 2 cebolas
- 1 batata grande
- 100g de pancetta cortada em cubos pequenos (opcional)
- 3 colheres (sopa) deazeite de oliva
- 3 colheres (sopa) depasta de tomate
- 1 bouquet garni (2 ramos de tomilho fresco, 2 ramos de alecrim ou salsa frescos, 2 folhas de louro, 6 bagas de zimbro, 4 cravos inteiros. 1 colher de chá de casca de laranja seca, embrulhada em gaze e amarrada)
- 1/2 garrafa de vinho tinto
- Caldo de galinha, quanto necessário
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de folhas de salsa picadas (ou mais) para guarnição
Preparo
- 1.Marine a carne: em uma vasilha grande, junte todos os ingredientes da marinada. Misture bem e ponha para refrigerar, na própria vasilha ou em uma grossa embalagem plástica com fecho hermético, por no mínimo 2 horas, ou até 1 dia.
- 2.Quando estiver pronta para assar, retire o líquido da marinada e reserve para o cozimento. Enxugue a carne com papel-toalha, apertando até ficar bem enxuta. Polvilhe com sal e pimenta-do-reino.
- 3.Pegue uma panela ou caldeirão grande com alças e tampa pesada e esfregue o fundo com o dente de alho descascado e esmagado até o óleo do alho cobrir a superfície. Descarte o alho.
- 4.Ponha metade do óleo vegetal na panela e leve para aquecer em fogo médio. Acrescente metade da carne e deixe dourar dos dois lados enquanto prepara os vegetais. Quando estiver dourada, reserve. Repita a operação com o resto da carne e as duas colheres do óleo restante. Depois, volte toda a carne selada para a panela.
- 5.Enquanto isso, corte o aipo e as cenouras em pedaços grandes. Descasque e corte as cebolas. Descasque a batata e corte em cubos.
- 6.Aqueça o forno a 120°C.
- 7.Numa frigideira grande, esquente em fogo baixo a pancetta (se usar) e o azeite de oliva. Frite suavemente, até a gordura se desprender. Quando a gordura estiver borbulhando, acrescente as cebolas, o aipo, as cenouras e o alho picado (se não usar pancetta, simplesmente esquente o azeite e acrescente os vegetais e o alho). Cozinhe suavemente, mexendo, até os vegetais ficarem macios e dourados (cerca de 10 minutos). Aumente o fogo, acrescente a pasta de tomate e continue cozinhando e mexendo, até tudo ficar cheiroso e borbulhar. Acrescente o bouquet garni, a marinada reservada e as batatas. Deixe borbulhar fortemente, por 5 a 10 minutos, até que o líquido engrosse e fique xaroposo.
- 8.Coloque todo o conteúdo da frigideira na panela onde já está a carne. Por cima, derrame o vinho e, se preciso, caldo suficiente para cobrir os ingredientes. Mexa para misturar. Tampe totalmente o caldeirão e leve ao forno por 4 a 5 horas, até que a carne esteja macia o bastante para se comer de colher e o molho esteja rico e espesso. Após 4 horas, se o líquido ainda parecer ralo, destampe o caldeirão para o cozimento restante.
- 9.Quando o cozido estiver pronto, deixe esfriar ligeiramente, descoberto. Retire e dispense o aipo e o bouquet garni. Para engrossar o cozido, esmague parte da batata e das cenouras no líquido, ou retire-as e transforme-as em purê e devolva ao caldeirão. Prove e ajuste o tempero com sal e muita pimenta-do-reino moída na hora.
- 10.Sirva imediatamente, ou deixe esfriar e guarde na geladeira. Pode ser consumido em até 3 dias – o sabor só vai melhorar. Ao servir, jogue salsinha e tomilho picados por cima de cada prato.