Aprenda dicas da chefe Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, para fazer um feijão delicioso
DificuldadeFácil
Tempo de preparoReserve um tempinho
Rendimento2 porções
Fazer feijão pode assustar. Panela de pressão, caldo ralo, feijão mal cozido… são muitos fatores que merecem atenção. Mas, calma, é fácil aprender. A chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, mostra o passo a passo de como fazer um dos principais pratos da mesa brasileira.Este é o segundo de uma série pensada para quem quer se iniciar na cozinha. Já ensinamos como fazer arroz. Amanhã, aprenda como fazer ovo frito.
Ingredientes
200 g de feijão rajado
500 ml de água
30 g de alho picado (5 a 6 dentes)
2 folhas de louro
Azeite para refogar
Sal a gosto
Preparo
1.Deixe o feijão de molho na água por duas horas.
2.Passe o feijão e a água para a panela de pressão. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar.
3.Depois deste tempo, retire a panela do fogo e deixe-a descansar, até que toda a pressão saia. Abra a panela com cuidado, e verifique se o feijão já está macio; caso contrário, volte a panela para o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar. Reserve.
4.Em uma panela média, coloque o azeite, adicione o alho e deixe refogar. Junte uma concha do feijão ao refogado, tempere com três pitadas de sal e amasse um pouco com a parte de trás da conha. Isso vai ajudar a engrossar o caldo.
5.Volte o refogado para a panela e deixe ferver até que o caldo esteja no ponto de sua preferência.
Aqui vão três dicas da chef:
Se você temperar o feijão apenas com alho (e não com cebola), ele dura mais congelado e na geladeira.
Se quiser colocar bacon, paio ou alguma outra carne para temperar, coloque-a para cozinhar junto com o feijão, a água e as folhas de louro na panela de pressão.
Se não tem prática com a panela de pressão, não mexa nela enquanto ela estiver liberando a pressão. Deixa-a descansar até parar de chiar.
Compartilhe
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.