Com camadas macias, molho de tomate encorpado, queijo derretido e recheios irresistíveis, a lasanha é um prato clássico que conquistou o paladar de muitos por sua versatilidade e sabor irresistível. No entanto, você já se perguntou o que torna uma lasanha verdadeiramente perfeita? Por trás desse aparente prato simples, escondem-se segredos culinários que podem fazer toda a diferença no seu almoço de domingo.
Se quiser melhorar ainda mais a sua receita e fazer com que seus amigos e familiares te elogiem pelo sabor fantástico da sua lasanha, confira as dicas do chef Pedro Mattos, do Pappa Bar, que é especialista no assunto.
Escolha da massa
A escolha da massa é um fator determinante para a sua lasanha, e poucas pessoas sabem a diferença entre cada uma das massas. Para o chef Pedro Mattos, as melhores massas são: a fresca e a pré-cozida seca.
Se você preferir trabalhar com a massa fresca, fique atento ao tempo de cozimento. A massa deve ficar ficar al dente, já que terminará de cozinhar no forno, junto com o molho. Caso você passe do ponto, sua lasanha pode ficar amolecida e desmanchada.
Molho da lasanha
Quando o assunto é molho para lasanha, a dica do chef é uma só: capriche na quantidade de molho na hora de montar a lasanha. Independentemente da sua escolha (bolonhesa, bechamel, quatro queijos etc.), a primeira camada de molho deve ir diretamente na assadeira, para evitar que a massa grude no refratário.
Se você estiver colocando, massa, molho e queijo, lembre-se sempre de deixar as camadas de molho próximas das camadas de massa, já que o molho ajuda a massa a terminar de cozinhar. O molho também deve ser adicionado na parte superior da lasanha, antes do queijo.
Queijo gratinado
Para que o queijo fique gratinado uniformemente sobre a lasanha e resulte em uma camada saborosa, coloque pequenos pedaços de manteiga gelada sobre a lasanha antes de ir ao forno. A manteiga vai ajudar o queijo a gratinar por completo, garantindo uma textura super cremosa.