Está precisando de um prato reconfortante? Esse fica pronto em 30 minutos
DificuldadeFácil
Tempo de preparoRápida
Rendimento4 porções
The Washington PostEssas almôndegas não substituem as da avó do almoço de domingo, aquelas feitas num molho apurado por horas. Mas esse prato, que fica pronto em 30 minutos, é uma refeição que você vai adorar numa noite qualquer de semana, ou sempre que precisar de uma comidinha “lá de casa”. A receita das almôndegas é básica, mas satisfaz: carne de peru moída, salsinha picada, alho e farinha panko, mais sal e pimenta. Elas começam a dourar na frigideira e terminam de cozinhar no molho, que é ainda mais simples: tomate pelado batido liquidificador ou processador. Quando escorrer o macarrão, reserve um tanto da água do cozimento - ela contém um pouco de amido, que vai “dar liga” entre o molho e o espaguete. Ponha o macarrão cozido mais um borrifo da água do macarrão na panela de molho e almôndegas e deixe cozinhar por mais um minuto. Vai fazer diferença. Essa receita foi adaptada do livro de Martha Stewart Martha Stewart’s Newlywed Kitchen: Recipes for Weeknighits Dinners and Easy, Casual Gatherings.
Ingredientes
230g de espaguete seco
1/2 kg de carne de peru moída
1 lata de 800g de tomates sem casca, inteiros e com o suco
6 ramos de salsinha fresca
2 dentes de alho
1 ovo graúdo
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1/3 de xícara de farinha panko (ou farinha de rosca)
1 colher (sopa) de azeite extravirgem (ou mais, se necessário)
60g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Preparo
1.Ponha uma panela grande de água para ferver em fogo alto. Acrescente uma ou duas generosas pitadas de sal.
2.Enquanto isso, pique as folhas de salsinha e o alho
3.Ponha o macarrão na água fervente. Reduza o fogo para médio e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente.
4.Enquanto o macarrão cozinha, ponha a salsinha, o alho, o ovo, 1 colher (chá) de sal, a pimenta, a farinha panko e a carne moída de peru em uma vasilha. Misture tudo gentilmente com as mãos limpas, até obter uma massa uniforme.
5.Formate as almôndegas. Eu faço isso em duas etapas, o que não aumenta o tempo de preparo e elimina a adivinhação para deixá-las todas do mesmo tamanho: primeiro, divida a mistura de almôndega em 16 porções iguais, colocando-as sobre papel-vegetal ou sobre uma tábua de cortar. Em seguida, com as mãos secas, transforme as porções em 16 bolinhas.
6.Ao escorrer o macarrão, reserve duas colheres (sopa) da água do cozimento.
7.Aqueça o azeite numa frigideira não aderente grande, em fogo médio. Ponha as almôndegas no óleo quente e deixe fritar por 8 a 10 minutos, virando-as de vez em quando para dourar por igual (elas não devem ficar completamente cozidas).
8.Ponha os tomates e seu suco no liquidificador. Tampe e bata até ficar cremoso.
9.Transfira esse molho e as almôndegas para a mesma panela que usou para cozinhar o espaguete (que a essa altura já deve estar cozido e escorrido, no escorredor), em fogo alto. Quando a mistura almôndegas/molho começar a borbulhar, reduza o fogo para médio-baixo, tampe parcialmente e deixe cozinhar por 10 a 12 minutos, o que completará o cozimento das almôndegas.
10.Acrescente o macarrão e misture gentilmente. Acrescente a água do cozimento reservada e deixe tudo cozinhar por mais 1 minuto ou 2. Isso vai ajudar a engrossar o molho.
Leve à mesa já nos pratos e, se desejar, regue com um pouco de azeite. Sirva com o queijo parmesão ralado.
/ Tradução de Roberto Muniz
Compartilhe
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.