Heloisa Bacellar trouxe esta receita da sua infância para a festa junina do Paladar.
DificuldadeMédio
Tempo de preparoReserve um tempinho
Rendimento24 porções
Ingredientes
4 envelopes de gelatina vermelha sem sabor
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
2 ½ xícaras (chá) de água
1 kg de açúcar refinado (para cozinhar a geleia)
1 xícara (chá) de cachaça
óleo para untar
açúcar refinado para polvilhar
Preparo
1.Coloque as gelatinas numa tigela com ½ xícara de água e deixe repousar por 5 minutos. Enquanto isso, ferva 1 xícara de água.
2.Regue a gelatina com a água fervente, mexa com um batedor de arame até dissolver completamente. Transfira para uma panela grande e larga e leve ao fogo.
3.Junte a xícara de água restante, o quilo de açúcar, a cachaça e mexa sem parar até dissolver e comçar a ferver.
4.Pare de mexer logo que ferver, diminua o fogo e cozinhe por mais ou menos 1 hora, até engrossar bastante e surgirem bolhas grandes (a geleia sobe bastante, mas só transbordará se a panela for pequena).
5.Unte uma assadeira de uns 22x18 com óleo, reserve.
6.Despeje a geleia fervente na assadeira, mas não raspe e não utilize de jeito algum a calda de permanecer nas paredes e base da panela, e não se preocupe, pois embora pareça que tudo vai transbordar, as bolhas diminuem e a calda se acomoda.
7.Deixe a geleia repousar por pelo menos 6 e até por 12 horas fora da geladeira, depois desenforme a placa do doce sobre uma superfície polvilhada com bastante açúcar. Para não grudar, polvilhe com açúcar as lâminas da tesoura, e corte em tiras e a seguir em cubos.
8.Role os cubos no açúcar e deixe repousar em temperatura ambiente e sem cobrir por mais umas 3 horas.
9.Transfira para um pote as geleinhas quando as estiverem bem secas por fora, feche e guarde fora da geladeira por até 3 dias (como eu gosto delas macias por dentro, acho que depois desse tempo elas secam demais, açucaram por fora, mas tem gente que come feliz por 1 semana).
Compartilhe
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.