Publicidade

Publicidade

Receitas
Pierogi ucraniano pode ser apreciado fervido ou fervido e depois refogado, como na fotoPierogi ucraniano pode ser apreciado fervido ou fervido e depois refogado, como na foto Foto: Scott Suchman/The Washington Post
Por Jim Webster

Pierogi ucraniano

Esta receita de família, deixada por uma avó ucraniana em um caderno escrito à mão, traz as heranças da culinária do País

DificuldadeMédio
Tempo de preparoReserve um tempão
Rendimento1030 porções
Bolinhos recheados com batata e queijo são adorados em toda a Europa Central e Leste Europeu – e, na Ucrânia, também podem ser conhecidos como vareniki. As receitas geralmente são dimensionadas para alimentar um batalhão, mas os bolinhos não cozidos e montados podem ser congelados e depois cozidos rapidamente. Sirva 2 ou 3 como entrada ou acompanhamento. Ou, se você adicionar mais alguns, como atração principal.Adaptado de uma receita da avó do escritor Jim Webster, Nastazia Makitka Brick.Armazenamento:Em uma frigideira grande em fogo médio, derreta 2 colheres de manteiga. Adicione 1 colher de sopa de azeite e, trabalhando em pequenas porções para não encher a frigideira, refogue os pierogi cozidos, dois ou três de cada vez, até que o fundo esteja dourado e crocante, cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita conforme necessário. Se quiser, decore com salsinha, endro ou cebolinha e sirva com creme de leite.Em uma frigideira grande em fogo médio-alto, derreta 2 colheres de sopa de manteiga. Adicione 1 colher de sopa de azeite e 1 cebola amarela grande em fatias finas. Refogue mexendo, até que as cebolas fiquem amolecidas e comecem a ficar translúcidas, cerca de 6 minutos. Misture os pierogi cozidos com as cebolas e sirva com creme de leite.Você pode guardar os pierogi cozidos na geladeira por até 3 dias. Para congelar os pierogi crus, transfira-os para uma assadeira, certificando-se de que não estejam se tocando e os congele. Depois de congelados, coloque-os em recipientes próprios. Você pode deixá-los no freezer por até 3 meses.

Ingredientes

  • Ingredientes para o recheio 680 gramas de batata-inglesa ou batatas vermelhas, descascadas e cortadas em cubos de umcentímetro 2 colheres de manteiga sem sal 1 cebola pequena (cerca de 150 gramas), picada bem fininho 120 gramas de queijo cheddar ralado Meia colher de chá de sal fino 1 colher de chá de pimenta preta moída na hora Endro, salsinha ou cebolinha fresca picada, para decorar (opcional) Ingredientes para a massa Meia xícara (240 mililitros) de água morna 2 ovos grandes, em temperatura ambiente 3 colheres de sopa de creme de leite – e um pouco mais para servir 1 colher de chá de sal fino 3 xícaras (375 gramas) de farinha de trigo, além de mais conforme necessário

Preparo

Recheio:
  • 1.Leve uma panela grande de água para ferver em fogo médio-alto. Adicione as batatas e cozinhe até ficarem macias e os cubos serem facilmente esmagados com um garfo, 12 a 15 minutos.
  • 2.Enquanto isso, em uma frigideira média em fogo médio, derreta a manteiga. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo até amolecer e começar a ficar translúcida, cerca de 4 minutos.
  • 3.Quando as batatas estiverem cozidas, escorra e devolva-as à panela. Use um espremedor de batatas ou uma colher de pau resistente para amassar as batatas até ficarem bem lisas. Adicione as cebolas refogadas e o resto de manteiga que ainda estiver na panela, mais o queijo, o sal e a pimenta. Continue a amassar a mistura até que as batatas estejam bem lisas e tudo esteja bem incorporado. Deixe esfriar enquanto faz a massa.

Massa:
  • 1.Em uma tigela média, misture a água, os ovos, o creme de leite e o sal. Coloque a farinha em uma tigela grande e faça uma cova no centro. Adicione a mistura de ovos e, usando um garfo, comece a misturar o líquido com a farinha um pouco de cada vez até que toda a farinha tenha sido incorporada.
  • 2.Enfarinhe levemente a superfície de trabalho e abra a massa sobre ela. Enfarinhe generosamente as mãos e amasse até que a massa fique macia e maleável, cerca de 5 minutos. Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos.

Montagem do pierogi:
  • 1.Forre uma assadeira grande e de bordas com papel manteiga e polvilhe o papel com farinha.
  • 2.Enfarinhe generosamente a superfície de trabalho e o rolo. Trabalhando com cerca de metade da massa de cada vez, abra a massa com cerca de 3 milímetros de espessura. Usando um cortador de biscoito redondo de 7 centímetros, corte o máximo de círculos de massa que conseguir. (Você pode juntar os restos e rolar novamente várias vezes para fazer mais).
  • 3.No centro de cada círculo de massa, adicione cerca de 1 colher de sopa do recheio de batata. Pegue a massa, dobre-a sobre o recheio e comece a apertar cuidadosamente, fechando as bordas da massa ao redor do recheio. Talvez pareça que há muito recheio, mas a massa vai ficar bem macia e flexível e deve esticar facilmente para fechar. Coloque o pierogi na assadeira preparada, depois recheie e feche o restante dos círculos. Repita com a massa e o recheio restantes. (O pierogi pode ser congelado neste ponto, veja a nota sobre armazenamento).
  • 4.Para finalizar, ferva uma panela grande com água bem salgada. Coloque os pierogi aos poucos, para não encher a panela, mexendo delicadamente para não grudarem. Cozinhe até que comecem a subir à superfície, cerca de 4 minutos. Retire com uma escumadeira, transfira para uma travessa e repita a operação conforme necessário.
  • 5.Sirva os pierogi com creme azedo, ou finalize com uma das variações abaixo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.