Rabanada é aquele clássico natalino que está presente em todo o mundo. Esse prato também é conhecido como “fatia dourada” ou “fatia de parida”, e são fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos e fritas em óleo. Após muitos anos de consumo, as receitas de rabanadas possuem diversas versões diferentes, como o acrescimento de vinho do Porto, frutas vermelhas ou acompanhamento de molho inglês. Essa receita é para aqueles que querem sair da receita tradicional doce, e experimentar algo salgado. O Paladar trouxe essa versão que é super leve e acompanha bem um salada fresca. Confira: Confira outras receitas:+ Yakizakana+ Quiche vegana+ Quiche de três queijos
Ingredientes
6 fatias de pão
1 ovo
1 xícara (chá) de leite (240 ml)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
Queijo parmesão para gratinar a gosto
Preparo
1.Corte seis fatias de pão, que não podem ser muito finas. Elas devem ter pelo menos 1 cm de espessura.
2.Num prato fundo, bata o ovo; junte o leite, tempere com uma pitada de sal (e um pouquinho de pimenta-do-reino e de noz-moscada, se quiser) e misture tudo muito bem.
3.Mergulhe o pão no prato de leite e ovo. Primeiro de um lado, depois de outro. Se o pão estiver muito duro, deixe uns instantes a mais, para amolecer.
4.Em seguida, passe as fatias para uma frigideira, mas tome o cuidado de escorrer um pouco o pão, para que não fique com excesso de leite e ovo. Doure as fatias em um pouco de manteiga, dos dois lados – mas é só para dourar, mesmo; nada de tostá-las, pois irão para o forno na sequência.
5.Transfira as fatias para um refratário. Cubra-as com queijo em lascas, leve ao forno preaquecido, para derreter (a ideia é que seja rápido, coisa de 5 min.).
6.Retire do forno e sirva ainda quente, com os frios de sua preferência. Se quiser, rale mais um pouco de queijo e regue com um pouco de azeite. Só um fio.
Compartilhe
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.