Receita de sucesso no restaurante Ráscal está no livro “Nossos almoços de família”
DificuldadePara expert
Tempo de preparoReserve um tempão
Rendimento4 porções
Uma receita deliciosa, e com um colorido surpreendente, perfeita para um almoço ou jantar leve e muito saudável.
Ingredientes
Para a massa:
250 g de beterraba, sem casca e ralada
sal, a gosto
1 ovo
2 gemas
2 colheres (chá) de azeite de oliva extravirgem
180 g de farinha de trigo
70 g de semolina
Para o recheio
300 g de espinafre, apenas as folhas
20 g de manteiga 1/2 cebola, finamente picada
1/2 colher (chá) de sal
300 g de ricota de búfala, dessorada
1 ovo150 g de mascarpone
3 galhos de tomilho, só as folhas, finamente picadas
1 colher (chá) de raspas de limão-siciliano noz-moscada ralada, a gosto
30 g de queijo parmesão, ralado no ralador fino
1/2 colher (chá) de sal
2 gemas batidas, para pincelar
Para as amêndoas tostadas
1 colher (chá) de manteiga
30 g de amêndoas, em lascas
Para o molho de manteiga e sálvia
100 g de manteiga, em temperatura ambiente
15 g de folhas de sálvia
5 colheres (sopa) de sumo de beterraba (75 g)
100 g de beterraba crua, ralada no ralador fino
sal, a gosto
2⁄3 de xícara da água do cozimento
Preparo
1.Rale as beterrabas no ralador mais fino que tiver. Estenda um pano bem limpo sobre uma vasilha e esprema até conseguir 75 g, ou 5 colheres (sopa). Guarde o sumo para usar no molho.
2. No copo do liquidificador, coloque a beterraba ralada, o sal, o ovo, as gemas e o azeite. Bata bem até obter um creme homogêneo. Sobre uma bancada de superfície lisa, seca e bem limpa, coloque a farinha de trigo e a semolina. Misture bem e faça um montinho em formato de vulcão. Abra um pequeno buraco no centro e despeje o creme de beterraba. Mexa com os dedos, aos poucos, para juntar todos os ingredientes. Depois, trabalhe a massa com as mãos até ela ficar lisa e homogênea. Faça uma bola, coloque em uma vasilha coberta com um pano limpo e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora.
3.Prepare o recheio. Em uma panela, coloque as folhas de espinafre, tampe e leve ao fogo médio. Quando estiverem murchas, retire, escorra e esprema-as em um pano limpo até conseguir 120 g. Pique bem as folhas e reserve. Em uma frigideira, coloque a manteiga e refogue a cebola até ela ficar dourada. Desligue o fogo e junte o espinafre. Tempere com o sal e reserve.
4.Em uma vasilha grande, coloque a ricota, o ovo, o mascarpone, o tomilho, as raspas de limão-siciliano, a noz-moscada, o parmesão e o sal. Misture bem, acrescente o espinafre temperado e reserve.
5.Divida a bola de massa que ficou descansando em 4 porções. Passe cada uma delas pelo cilindro, afinando-as até conseguir uma tira com cerca de 2 mm de espessura. Repita o procedimento com as demais porções.
6.Estique as tiras de massa sobre uma superfície limpa e lisa e previamente polvilhada com farinha. Coloque pequenas porções de recheio ao longo de cada tira, com cerca de 6 cm de distância entre elas. Pincele a massa com a gema de ovo batida, formando um círculo ao redor do recheio. Cubra com outra tira de massa e, com as mãos, aperte em volta, para remover o ar. Corte com um aro de 5 cm de diâmetro e reserve. Junte todas as aparas de massa que sobrarem, passe novamente pelo cilindro e repita o procedimento até modelar todos os raviólis.
7.Leve uma panela grande ao fogo com 4 l de água e 2 colheres (sopa) de sal. Quando ferver, cozinhe os raviólis.
8.Enquanto a massa cozinha, prepare as amêndoas. Em uma frigideira grande, coloque a manteiga e doure as lâminas de amêndoas, mexendo de vez em quando. Desligue e reserve à parte. Na mesma frigideira, ponha 100 g de manteiga e doure as folhas de sálvia. Junte o sumo de beterraba, a beterraba ralada, o sal e a água do cozimento. Deixe cozinhar até reduzir um pouco.
9.Retire os raviólis cozidos e coloque-os na frigideira do molho. Salteie-os e transfira para a travessa que for levar à mesa. Finalize com as amêndoas tostadas e sirva.
Compartilhe
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.