O preparo não tem segredo, mas fiz um vídeo que você pode conferir no Instagram do Paladar Foto: Renata Carlini
Por Patrícia Ferraz
Salada de camarão com cachaça e mexerica
Essa salada faz as vezes de prato principal nesse calorão, com a vantagem adicional de ser rápida de preparar
DificuldadeFácil
Tempo de preparoRápida
Rendimento2 porções
Essa salada faz as vezes de prato principal nesse calorão, com a vantagem adicional de ser rápida de preparar, afinal, quem quer passar horas no fogão num dia quente?! Aproveitei as últimas mexericas da estação – ainda é possível encontrá-las, mas se tiver dificuldade ou preferir, use laranja bahia cortada em gomos. Usei camarões grandes, que ficam bem na foto (e são os melhores) mas fique à vontade para escolher o camarão que preferir. O único cuidado é não cozinhá-lo demais, para que não fique borrachento. O preparo não tem segredo, mas fiz um vídeo que você pode conferir no Instagram do Paladar.
Folhas frescas variadas a gosto (usei alface romana, alface roxa e alface americana)
5 camarões grandes ou 10 menores
1 dente de alho picado
20 g de manteiga
10 ml de azeite
Pimenta caiena a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Suco de ½ tangerina (ou laranja baía)
Gomos de 1 tangerina (ou laranja baía)
50 ml de cachaça
1 talo de cebolinha picada
½ xícara de iogurte natural
Pimenta caiena a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
1.Derreta a manteiga com metade do azeite em uma frigideira, ponha o alho picado e refogue rapidamente, sem deixar pegar cor.
2.Ponha os camarões na frigideira, tempere com um pouco de sal. Quando começarem a mudar de cor, vire para grelhar do outro lado.
3.Acrescente a cachaça e deixe cozinhar mais um pouco, até evaporar o álcool. Junte o suco de mexerica e cozinhe mais um pouquinho. Cuidado para não passar do ponto: ao todo, cozinhe o camarão por 3 ou 4 minutos aproximadamente.
4.Tire os camarões da frigideira e reserve o caldo – espere esfriar, antes de misturar com o iogurte.
5.Misture numa vasilha o iogurte, a cebolinha picada, o azeite restante, as duas pimentas, sal e o caldo da cachaça com tangerina já frio. Mexa bem.
6.Ponha as folhas no prato de servir, distribua os gomos de tangerina, os camarões e regue com um pouco de molho. Sirva com o molho restante à parte.