PUBLICIDADE

Receitas

Veja 5 receitas fáceis que levam leite condensado

Do pudim ao bolo, veja receitas de doces simples com esse ingrediente

Uma mão segura colher de plástico transparente com uma porção de leite condensado que escorre sobre um prato branco. Foto: FELIPE RAUFoto: FELIPE RAU

Você sabia que o Brasil é o maior consumidor de leite condensado do mundo? Entretanto, esse ingrediente irresistível não foi criado pelos brasileiros, mas sim importado da Suíça, que produzia o leite condensado desde 1867. O doce, que era uma paixão da corte portuguesa, chegou em terras brasileiras pela primeira vez em 1890, quando ainda era consumido apenas como bebida. Com o tempo, o leite condensado passou a ser adotado como ingrediente básico de várias sobremesas tradicionais, como pudins, brigadeiros e bolos, e virou um sucesso entre os amantes de doces. Mas um ingrediente tão versátil e saboroso não iria se limitar apenas às guloseimas clássicas do Brasil e, por isso, começou a ser introduzido também em milkshakes, sorvetes e até arroz doce. Para celebrar esse componente tão importante para os doces brasileiros, separamos cinco receitas que levam leite condensado para adoçar o seu dia.

Pudim de leite condensado

Pudim de leite condensado Foto: Divulgação Pecorino

O primeiro doce criado à base de leite condensado no Brasil foi o ‘’pudim de leite moça”. Como o leite condensado era chamado de “Milkmaid” e o nome era difícil de pronunciar, o povo brasileiro batizou o produto de leite moça. Entretanto, o nome só virou marca, 30 anos depois, em 1921, quando a empresa abriu sua primeira fábrica no Brasil. Agora que você já sabe a história, que tal reproduzir em casa o mais clássico dos doces feitos com leite condensado? O preparo é muito rápido e leva apenas cinco ingredientes.

Brigadeiro tradicional

PUBLICIDADE

Brigadeiro enrolado de cacau em pó com chocolate amargo: doce nada enjoativo e ideal para servir em festas de aniversário Foto: Juliana Motter

Para fazer o clássico brigadeiro, com a cremosidade certa e o sabor único, o leite condensado é um ingrediente fundamental. Isso ocorre porque o leite condensado é produzido a partir de leite fresco, que é cozido com açúcar até que se forme uma mistura espessa e adocicada. Esse processo de cozimento remove a maior parte da água do leite, resultando em um produto muito concentrado e rico em açúcar. É essa consistência espessa e doce que torna o leite condensado ideal para o brigadeiro. Quando adicionado ao chocolate em pó e manteiga, o leite condensado forma uma massa cremosa que é fácil de modelar. Além disso, o sabor adocicado do leite condensado combina perfeitamente com o sabor do chocolate, criando uma sobremesa com um sabor único e irresistível.

Arroz doce brûlée

Arroz doce brûlée Foto: Melchior Neto

O arroz doce é uma sobremesa de origem asiática muito popular no Brasil. Sua receita original, que também é muito apreciada pelos imigrantes portugueses, não leva leite condensado. Entretanto, se você está em busca de um componente para casar com o sabor amanteigado do arroz cozido, o ingrediente perfeito é o leite condensado. A textura cremosa e suave do arroz doce vai ser ainda maior e o sabor continuará irresistível.

PUBLICIDADE

Sorvete de cachaça

Sorvete de cachaça Foto: Quincho

Nessa receita de sorvete de cachaça do chef Rafa Aoki, o leite condensado cumpre um papel pra lá de fundamental. Harmonizado com raspas de limão, o leite condensado irá proporcionar um sabor refrescante e muito saboroso. Além disso, a mistura se torna mais densa por conta da textura do leite condensado, que vai evitar que o sorvete fique muito cristalizado.

Bolo de chocolate com morango

Bolo de chocolate Foto: Assessoria Bake and Cake Gourmet

PUBLICIDADE

O leite condensado é um ingrediente-chave em muitos tipos de bolos, especialmente aqueles que são densos e acompanham frutas. Ele adiciona textura e umidade aos bolos, tornando-os mais macios e suculentos. A fruta da vez é o morango, que por conta de seu sabor levemente ácido, combina perfeitamente com o leite condensado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE