A Mooca é a Mooca meu! Bairro das cantinas, do Juventus e dos antigos galpões. Mas, há pouco mais de um ano, é também o bairro do Borgo Mooca, restaurante comandado pelo chef Matheus Zanchini, que de mooquense não tem nada, além da simpatia e do tom acolhedor, e acaba de ganhar uma extensão.
Instalado em uma casa dos anos 50, pouco mexida, o restaurante é decorado com quinquilharias garimpados pelo mundo e espalhadas por todos os lado. A cozinha é de inspiração italiana. Mas pouco se preocupa com as tradições e investe em combinações inventivas. Quer um exemplo? O lombo de atum com molho putanesca, ou o toncazzo, versão do katsu sando japonês com filé alto à milanesa.
Aberto apenas quatro dias da semana (do jantar de quinta ao almoço de domingo), é comum a casa ter uma fila de espera que pode demorar mais de uma hora. Por isso, Zanchini decidiu agora limpar a garagem da casa e montar no local a Dispensa del Borgo.
O espaço amplia a área de espera do restaurante e serve como entreposto de produtos artesanais, como salumerias, queijos, cervejas e vinhos naturais. A ideia pode até ser a venda de produtos para levar para casa, mas o ambiente caricato e a rua tranquila (em frente ao muro do Clube Atlético Juventus) convidam quem chega a puxar uma cadeira e ficar.
Matheus reuniu em um curto menu bons fornecedores de embutidos e queijos, que oferece em porções, como bresaola, pastrami e queijo cuesta azul Pardinho.
Os mesmo aparecem montados em um sanduíche, o muffuletta (inspirado na receita de imigrantes italianos em New Orleans), que pode combinar pastrami, queijo taleggio, geleia de tomate uma intercalados em três fatias de pão italiano. Vale provar também o “aranchovo”, um híbrido de arancini feito com risoto de funghi com ovo mole no interior, empanado e frito que ainda chega salpicado por generosa porção de queijo ralado.
Da televisão de cachorro vão sair diferentes assados, do clássico frango até. Também para comer por ali, ou levar para casa.
Para beber, a carta de vinhos repete a do restaurante montado por Bruno Bertoli. As cervejas ficaram a cargo de Marcos Mello. São poucas e boas, como a paulista Dádiva e a gaúcha Narcose, que tem receitas inusitadas e é rara em São Paulo.
SERVIÇO
Dispensa del Borgo
R. Com. Roberto Ugolini, 129, Mooca Tel.: 97041-7543 Horário de funcioanmento: quinta 18h/23h; sex., e sab., 12h/23h; dom., 12h/16h.