A cozinha italiana de Luiz Filipe Souza está cada vez mais brasileira. E isso não é uma crítica – é uma feliz constatação de que o chef, que tem formação italiana e treinamento em cozinha francesa, está celebrando produtos brasileiros de origem.
No novo menu-degustação do seu restaurante Evvai, batizado de Oriundi (que é como os italianos chamam os imigrantes e descendentes italianos pelo mundo), o chef abre espaço para méis nativos, queijos artesanais, mandioca, tucupi negro, pimenta cambuci, puxuri, amburana e cumaru. Sem esquecer sua história no Grupo Fasano e em outras casas como sub-chef de Salvatore Loi.
São nove tempos e a brincadeira já começa no couvert, composto de pão com manteiga – no caso, nada trivial, com pão de mandioca de fermentação natural e sete versões de manteiga fermentada. Primeiro vêm os snacks para comer com as mãos, que têm entre os pontos altos um picolé de foie gras com morango e um clássico do chef: bomboloni de vieira com lardo artesanal.
Nos principais, destaque para a mandioca com tucupi e carvão negro servida com cuscuz de farinha Uarini, mascarpone de leite de ovelha e ravióli de mandioca, recheado com pimenta cambuci.
É difícil escolher o melhor entre o tortelli de frango caipira com quiabo em conserva, chips de pele de frango e espuma de queijo de búfala da Ilha do Marajó e o “bife acebolado” – mais uma vez, nada trivial: trata-se de chorizo de wagyu grelhado, com um gel de cebola caramelizada, acompanhado de cebola de várias formas, incluindo o recheio de um incrível brioche folhado.
Antes da sobremesa, um delicadíssimo bolo de rolo de compota de tomate e mascarpone, mezzo doce, mezzo salgado, para fazer a transição.
O menu-degustação celebra o aniversário de dois anos da casa e custa R$ 281 por pessoa. O cardápio à la carte, dedicado à cozinha italiana, também está sendo reformulado.
SERVIÇO
Evvai R. Joaquim Antunes, 108, Pinheiros Telefone: 3062-1160 Horário de funcionamento: 12h/15h e 19h/0h (sex. até 1h; sáb. 12h/16h e 19h/1h; dom. só até 17h)