PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Fora de Série: Bráz exalta ingredientes brasileiros em 9ª edição do festival

Evento começa hoje e vai até dia 5/11, com quatro pizzas inéditas e uma tábua de queijos, embutidos e vegetais de pequenos produtores

Pizza napolitana de queijos brasileiros. Foto: Pedro FerrarezziFoto: Pedro Ferrarezzi

Em oito edições - a primeira ocorreu em 2004 -, o festival Fora de Série, da Bráz, já revelou mais de 40 ingredientes, todos artesanais, com produção limitada, ou seja, fora de série (pegou o nome?), e de qualidade excepcional - requisitos básicos para serem selecionados pela marca. Nesta 9ª edição, batizada de Bráziliano e que estreia hoje na Casa Bráz, e dia 10 nas demais unidades da pizzaria, entram mais 20 produtos para conta.

Desde março, a Bráz está às voltas com pequenos produtores brasileiros (e não italianos, como de costume) em busca dos ingredientes perfeitos para o festival. Mais de 150 produtos foram testados para chegar nesses 20, que foram escolhidos a dedo para incrementar, além das quatro pizzas inéditas que compõem o menu especial, a tábua de queijos, embutidos e vegetais, que aparece como opção de entrada, e a sobremesa, um sorvete de mascarpone com geleia de figo, regados com um fio do azeite Bráz Fora de Série 2023, produzido pela Batalha, em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul.

Dentre os ingredientes garimpados, destaque para o presunto cru Yaguara, de produção limitadíssima, que dá as caras tanto na tábua abre-alas, quanto na pizza que leva também fior di latte, abobrinha amarela e flor de abobrinha. O cremoso queijo Azul da Mantiqueira, produzido pela mineira Paiolzinho, foi parar na cobertura da Auguri com outros quatro laticínios brasileiros. Flores de mel e mel de angico, que tem textura naturalmente cristalizada, complementam a redonda.

Tábua de queijo, embutidos e vegetais de pequenos produtores brasileiros é destaque no festival Foto: Pedro Ferrarezz

Já o friarielli, broto de brócolis em conserva (um clássico da região da Puglia), é fornecido pela paulistana De Tommaso. Sutilmente amargo, ele incrementa a pizza Campania, que leva também creme de funghi, fior di latte, linguiça Blumenau e cogumelos enokitake.

PUBLICIDADE

Na La Regina Margherita, o destaque, além do vistoso tomate coração de boi, é o queijo Bráz Fora de Série 2023, feito pela Vermont Queijos Especiais, de Santa Catarina. Ele é maturado por 60 dias e “fica perfeito para pizza”.

Esses e outros ingredientes cobrem as massas de longa fermentação e alta hidratação da casa (receita de Vicenzo Capuano, referência em pizza napolitana), feitas com farinha italiana Caputo 00, que, a saber, foi destaque já na primeira edição do festival. Depois disso, a tal farinha, produzida em moinho de pedra de 1924, passou a ser usada (e cobiçada) por muitas outras pizzarias no Brasil.

Confira mais detalhes sobre os ingredientes do festival Fora de Série 2023

  • Presunto curado - Fazenda Yaguara (Taquaritinga do Norte - PE); fatiado à mão, com maturação mínima de 2 meses. Aparência avermelhada e sabor intenso e doce.
  • Queijo Lua Cheia - queijaria Serra das Antes ( Bueno Brandão - MG); cremoso, com textura aveludada, sabor suave, levemente adocicado e muito aromático. Tem a casca recoberta com uma fina camada de carvão vegetal.
  • Friarielli - De Tommaso (São Paulo - SP); brotos de brócolis de origem mediterrânea em conserva. Tem sabor sutilmente amargo e não leva conservantes.
  • Queijo Bráz Fora de Série 2023 - Vermont Queijos Especiais (Pomerode - SC): laticínio artesanal semiduro, de massa macia e elástica, maturado por 60 dias.
  • Geleia de Figo - Vermont Queijos Especiais (Pomerode - SC); receita desenvolvida para acompanhar queijos azuis e os de mofo branco, possui pedaços da fruta e tem textura cremosa.
  • Mel de florada de Angico - Vermont Queijos Especiais (Pomerode - SC); tem textura aveludada, dulçor equilibrado, com notas levemente cítricas, e final de bala toffee. Harmoniza perfeitamente com queijos de sabor mais forte e complexo.
  • Azeite Bráz Fora de Série 2023 - Batalha (Pinheiro Machado - RS); intenso, não filtrado e de colheita temprana (safra 2023 das variedades Frantoio, Coratina e Arbosana). Tem notas herbáceas de ervas frescas, picância e amargor que evoluem com elegância ao longo da degustação.
  • Flor de mel - DRO (Cerquilho - SP); aroma intenso semelhante ao mel, textura delicada e sabor adocicado.
  • Tomate Heirloom - DRO (Cerquilho - SP); por conta de sua polinização natural, possui polpa carnuda, suculenta, e doçura acentuada.
  • Abobrinha amarela - DRO (Cerquilho - SP); tem sabor fresco e mais delicado que as demais espécies, além de uma textura crocante.
  • Flor de abobrinha - Ervas Finas (São Paulo - SP); Planta Alimentícia Não-Convencional com sabor suave e doçura.
  • Queijo Azul da Mantiqueira - Laticínios Paiolzinho (Cruzília - MG); premiado internacionalmente, é um queijo de massa cremosa, levemente salgada e com o mofo azul.
  • Linguiça Blumenau - Olho Embutidos (Pomerode - SC); defumada, por 36 horas, é feita apenas com a paleta e o pernil suínos, sal, pimenta branca e alho.
  • Queijo Tulha - Fazenda Atalaia (Amparo - SP); maturado por cerca de 12 meses, possui massa quebradiça com cristais e sabor intenso com notas frutadas.
  • Manjericão limão - 100% Livre (São Paulo - SP); erva fresca com aroma marcante de limão.
  • Cogumelos Enokitake - Mezzarano (Ibiúna - SP); cogumelos de textura macia e sabor levemente adocicado.
  • Funghi Secci - Mezzarano (Ibiúna - SP).
  • Ricota de búfala - Almeida Prado (Bocaina - SP); laticínio leve, de textura macia e sabor suave, com leve doçura e acidez.
  • Queijo Fior di Latte - Bonfiori Latteria (Conceição das Pedra - MG); queijo de textura sedosa, sabor suave e levemente adocicado.
  • Sorvete de mascarpone - Artisano Gelato (São Paulo - SP); gelato artesanal, supercremoso, com sabor delicado, levemente ácido e adocicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE