Sábado, às cinco da tarde, Tássia Magalhães chegou esbaforida ao Rio de Janeiro. Carregava uma centena de tortinhas, mais de mil massinhas recheadas com queijo de cabra à mão, entre outros insumos que pesavam mais que o seu peso. O motivo? Às 8 da noite inaugurava os festejos para o Latin America 50 Best Restaurants.
O evento vegetariano, em Botafogo, foi compartilhado com o colombiano Alvaro Clavijo (do El Chato, atualmente 33º melhor restaurante do mundo) e a carioca Nathalie Passos (chef do Naturalie).
Janaína Torres Rueda, por sua vez, ainda não tinha desembarcado na capital fluminense – precisava antes comemorar o aniversário do filho caçula, no domingo. No entanto, já estava com a cabeça no jantar que dividirá com as amigas cozinheiras Roberta Sudbrack e Narda Lepes no próximo dia 29, na cidade maravilhosa.
A bem dizer, na cabeça de Tássia e de Janaína há coisa demais: estão, sim, ansiosas para saberem que posição ocuparão no mais prestigiado ranking gastronômico da América Latina, que sai nesta terça, e não pouco nervosas com o encontro que organizam na volta a São Paulo.
Nesta sexta, dia 1º de dezembro, elas recebem outros chefs premiados pela lista no Elas por Eles, jantar especialíssimo no Nelita, em Pinheiros.
O menu de 7 tempos contará com pratos de Álvaro Clavijo (do El Chato, em Bogotá), Benjamin Nast (do Demencia, em Santiago), Gérman Sitz e Pedro Peña (do Niño Gordo, em Buenos Aires), Iván García (do El Bosque Bistró, em Caracas), Juan Luis Martínez (do Mérito, em Lima), Jaime Rodriguez (do Celele, em Cartagena) e Jefferson Rueda (d’A Casa do Porco, em São Paulo).
Ah, anfitriãs também cozinharão, claro. O jantar festivo tem a missão de “celebrar culturas e sabores de seis diferentes países”, define Janaína. A harmonização com vinhos e coquetéis especiais ficará por conta de Danyel Steinle. Os pouquíssimos convites (R$ 1850) estão à venda no site https://www.exploretock.com/nelita/event/444663/elas-por-eles.
Nelita
R. Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros. Sex., 19h30. Tel.: (11) 99886-2384