Especial para o Estado
Numa esquina da Vila Clementino, um imóvel de fachada amarela cativou a vizinhança com cheirinho de pão fresco. Funciona ali a Sliced, uma pequena padaria aberta no início de março.
O projeto, que chega para reforçar a bem-vinda onda das micropadarias, é encabeçado por Alexandre Aguiar. Advogado formado em gastronomia e estudioso da fermentação natural, ele começou a produzir na cozinha de casa.
Com a ideia de abrir um ponto de vendas, Alexandre escalou duas sócias: sua mulher, Juliana Acras, que é nutricionista, e sua tia Maria Glicelia Alves, professora aposentada. Eles se instalaram em uma loja diminuta, com cozinha – apenas fornos, masseira e bannetons – operando à vista dos clientes.
A união do trio resultou em um enxuto cardápio com café coado, bolo de coco bem úmido, cookies de chocolate e manteiga de amendoim feita na casa, sem adição de açúcar.
Mas são os pães fabricados diariamente por Alexandre o grande chamariz do local. Rústicos, eles têm aquela agradável acidez da massa fermentada sem pressa – o preparo dos pães leva 24 horas. Assados pela manhã, são vendidos a partir de 12h30.
Há sempre o branco tradicional, duas versões de integral (50% e 100%) e outros sabores, entre eles cacau, calabresa com queijo e gorgonzola com nozes.
A ideia é vender apenas pães assados no dia – são cerca de 50 unidades. A parte boa é que eles ficam sempre fresquinhos, a ruim é que podem acabar antes do fim do expediente. Mas não há razão para desânimo: por volta das 17h, uma leva de brioches amanteigados encerra o dia.
SERVIÇO
Sliced R. Napoleão de Barros, 225, Vila Clementino Telefone: 97286-9145 Horário de funcionamento: 12h30 /19h (sáb., 9h/14h; fecha seg.)