Já pensou em poder provar um rótulo antes de comprar? Tipo test-drive de vinho?
A vinícola brasileira Salton, de Bento Gonçalves (RS), abre nesta semana uma loja na Avenida Pacaembu, em São Paulo, onde expõe e vende todos os rótulos que produz, além de servir em taças a bebida conservada em Enomatic por até R$ 20 (70 ml).
A loja tem inclusive linhas para restaurantes, como a Paradoxo, que não vai a supermercados e tem excelente custo-benefício (R$ 45). Não deixe de provar o Pinot Noir e o Chardonnay.
A programação inclui cursos e degustações temáticas. Há exposição de imagens dos diferentes tipos de terroir gaúcho, barricas e o pupitre (usado para segurar garrafas de espumante na fase da remuage, quando elas são inclinadas para que os sedimentos se reúnam no gargalo).
Na inauguração, a vinícola apresentou alguns novos vinhos, o tinto da linha conceito Domenico, o Campanha 2016 (R$ 90), grande estrela, corte de Tannat e Marselan, que tem passagem por barrica nova parcial (só o Tannat) e repousa por um ano e meio em garrafa. O resultado é uma fruta boa e uma leveza inesperada na boca, com ataque quase doce (são 13,5% de álcool, afinal), e maciez aveludada (dá para perguntar onde está o tanino da Tannat?).
Outro destaque é o espumante Gerações Azir Antonio (R$ 125), que fica em contato com as leveduras por 28 meses. Seco na boca, mas com bom mousse, perlage fino, aromas cítricos e florais e um quê de brioche.