PUBLICIDADE

Blogs

O melhor da gastronomia do Rio

Seleção carioca

Seleção carioca

Monique Gabiatti inaugura a Polvo Marisqueria, em Botafogo

Bairro ganha mais um endereço com clima descontraído e menu dedicado aos pescados

 

Moules et frites Foto: Bruno Agostini / Estadão

Botafogo é o maior barato, e uma das responsáveis por isso é a chef Monique Gabiatti, que comanda as cozinhas do Polvo Bar e do Belisco. Reforçando essa condição, ela inaugurou no sistema de "abertura suave" sua mais nova empreitada no bairro mais gostoso do Rio, em termos de bares e restaurantes. É a Polvo Marisqueria, um bar de peixes e frutos do mar com espírito carioca, mas caráter plural, onde encontramos referências a Portugal, Espanha e Itália, e também ao Nordeste, sua terra natal (ela é de Sergipe).

Suas duas casas mais antigas conheço bem, frequento, indico e gosto de falar a respeito. O sanduíche de polvo no primeiro, e as lulinhas de Arraial do Cabo, no segundo, estão entre as comidas que mais me dão prazer. Peço sempre que vou a cada um desses lugares.

As lulinhas de Arraial, do Belisco Foto: Bruno Agostini / Estadão

PUBLICIDADE

Penso logo nela quando quero algo do mar, e assim lembro desses dois citados acima, mas também do sourdough com tomate e alici, do Belisco, e também da disputada paella, servida uma vez por mês, na calçada do Polvo Bar (que ainda não consegui provar).

Mas, nunca dispenso suas receitas carnívoras. Tem uma sequência excelente, apresentada entre os pratos principais do Belisco: o steak tartare, cortado na ponta da faca sobre rabanada de brioche, fonduta de grana padano, salsa trufada e massago; a tortinha de ossobuco, cozido lentamente no vinho com cogumelos Paris e cebola caramelizada, coberta por massa; as almôndegas de cordeiro com tzatziki, que é feito com coalhada de cabra feita na casa; e a milanesa à francesa são pedidos certeiros ali.

 

A concha faz as vezes de colher Foto: Bruno Agostini / Estadão

Mas, como dizia, quando tem novos pratos do mar preparados pela Monique eu fico de olho. Pois eu fui conferir a Polvo Marisqueria logo no meu primeiro dia no Rio depois da inauguração, numa tarde quente, com um almoço tranquilo, que foi amansado e refrescado, primeiro, por uma witbier belga, e depois por um Pét-Nat brasileiro, leve e delicado. Perfeito para a cozinha marinha da chef.

PUBLICIDADE

Moules et frites é algo que eu amo, e agora já sei onde encontrar uma das melhores que já provei, com um caldo incrível, e batatas muito bem-feitas. Que alegria! Use as próprias conchas para saborear o molho, delicioso.

Os camarões VM Foto: Bruno Agostini / Estadão

Depois, fiquei pensando se iria no "salpicão de siri", mas acabei indo nos camarões VM, ao molho feito com alho-poró, óleo de camarão, alho frito e salsinha, para chuchar no sourdough.

O cardápio ainda está reduzido, e os peixes já estão maturando na câmara que fica com destaque no pequeno salão do primeiro andar. Vai ter "Platô do Mar", com seleção da chef com o melhor que o mar trouxe; ostras com mignonette (talvez o modo que eu mais gosto de comer essas conchas); sashimi de vieiras com creme rocoto de ervilha e lardo de porco moura; e burrata com polvo e alichella, para as entradas.

Também vai ter versão de polvo à galega, com fritas e páprica; peixe com chips de banana, reinterpretação do fish and chips; taquinho de alga recheado de polvo com bbq japonês, kewpie, katsuobushi e furikake.

PUBLICIDADE

E ainda vieiras gratinadas com fonduta de couve-flor e bottarga; vôngoles à Bulhão Pato, no clássico molho lusitano de azeite, manteiga, alho, coentro e vinho branco.

Quem quiser - e eu recomendo muito os produtos, vai poder ainda pedir uma tábua com carnes curadas e embutidos do Porco Alado, excelente charcutaria de Nova Friburgo (com copa, magret, lonza e kulen).

Ainda nem chegamos aos principais, alguns para compartilhar. Além de peixes na brasa, são muitas panelas e chapas: polvo e lulinhas a la plancha; arroz de polvo; cataplana à moda de Goa, com camarão, peixe e mariscos cozidos em caldo de peixe com leite de coco e sofrito, servido com arroz basmati.

Para encerrar, que tal um Tiramichurros? São, são churros com creme de queijo, cacau em pó e caramelo toffee de café.

Eu topo.

PUBLICIDADE

Bons ventos continuam a tocar em Botafogo. E a Polvo Marisqueria já está a navegar.

O paladar agradece.

 

SERVIÇO Polvo Marisqueria: Rua Dezenove de Fevereiro 194, Botafogo. Tel.: 21-97485-8881. Instagram: @polvomarisqueria

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE