PUBLICIDADE

Blogs

O melhor da gastronomia do Rio

Seleção carioca

Seleção carioca

Rainha Taberna: do Leblon para São Paulo

Chef Pedro de Artagão inaugura no Itaim Bibi a sua Rainha Taberna, com menu ibérico focado em peixes e frutos do mar

Ostras frescas: destaque no Rio e em SP Foto: Bruno Agostini / Estadão

Aviso aos bandeirantes: no Reino de Artagão, minha soberana preferida é a Taberna Rainha, marca que acaba de aportar em São Paulo, no Itaim Bibi, depois de quase dois anos de atividades no Leblon.

Estive, pelo menos, três vezes na casa, o suficiente para logo me encantar pela cozinha servida ali. Uma pegada ibérica, meio Espanha, meio Portugal, no coração da Rua Dias Ferreira, principal corredor gastronômico do Leblon.

Em São Paulo a proposta é um pouco diferente, eu diria que mais sofisticada até, com destaque para a seção "Da Barra Fria", com uma seleção de frutos do mar, como um francófilo "Plateau de fruits de mer", com suas ostras etc.


PUBLICIDADE

Croquetas de camarão, em dupla: especialidade Foto: Bruno Agostini / Estadão


Recebemos em primeira mão o menu paulistano da Taberna Rainha, que abriu as portas na encolha, ainda em regime de soft opening. Braço-direito de Artagão, Thiago Berton se mudou para São Paulo, para tocar as suas três operações do Grupo Irajána cidade, agora parte do Alife Nino, dono de várias marcas, como Da Marino, Tatu-Bola, Peppino e Boa Praça,  entre outros.

Voltando à Taberna Rainha de São Paulo, o Plato Royal, por exemplo, é uma composição que faz jus ao título de realeza, com trio de ostras, e combinações como atum, pimentão e ouriço; salmão, trufa negra e ikura; king crab com avocado; e tartare de carabinero. Royal mesmo.

Apesar deste certo acento francês, o menu, de resto, é bem ibérico mesmo, como no Rio, passeando por Portugal e Espanha, ao sabor de croquetas e de pregos (que tal morcela com abacaxi?); de bikinis (de king crab é brincadeira!) e de pastéis de bacalhau, de queijos Manchego e da Serra da Estrela. Há tortillas, e sardinhas portuguesas, fideuás, arrozes, e um festival de pratos com foco sobretudo nos pescados,  como polvo grelhado e peixe do dia com molho cancalaise (de ostras com camarões), com direito a duas receitas vizinhas de bacalhau, à lagareiro e à espanhola.

PUBLICIDADE

Vontade me deu de provar algumas exclusividades de SP, sobretudo o fideuá carabinero, com caldo das carcaças, as patinhas fritas e crocantes e o tartare desse camarãozão escarlate, que é o ingrediente da moda no Rio e em São Paulo (merecidamente).

Quem quiser ver o menu completo desta novidade, pode clicar aqui.


Callos à Andaluzia: exclusividade do Leblon Foto: Bruno Agostini/Estadão

Lamento informar aos amigos paulistas, porém, que os callos à Andaluzia, o melhor prato de dobradinha de toda a minha vida, um guisado de estômago bovino com chorizo e grão-de-bico, não tem na versão paulistana da Taberna Rainha: tem que vir ao Leblon provar. Vale a viagem.

PUBLICIDADE

O paladar agradece: #vaipormim


SERVIÇO Taberna Rainha: Rua Jerônimo da veiga 129, Itaim Bibi, São Paulo.


LEIA MAIS: O delicioso Reino de Artagão: com quatro Rainhas e uma Princesa, o império está em tempos de expansão

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE