Cinquenta e seis cervejarias artesanais brasileiras se reuniram em um projeto que é uma bonita síntese de 2020 – e começa a chegar às lojas. Onde está o gole? é inspirado na coleção de livros 'Onde está Wally?' (caso você seja júnior ou sênior demais para pegar a referência do nome, nessa coleção de livros você tem que procurar um personagem em cenários fantasiosos repletos de gente).
Por que esse projeto é a cara de 2020? Porque tempos difíceis costumam gerar desejos escapistas. E os rótulos das cervejas, encaixados, montam uma cena de praia/montanha/floresta, com personagens simbolizando as cervejarias confraternizando. É como se cada uma delas dissesse: já que não podemos estar juntos nos bares, lançamentos e festivais, vamos nos reunir nesse cenário de Wally, meio game, meio quadrinho.
E por que é bonito? Porque se tem uma coisa que ficou evidente neste ano é que sem esforços coletivos, tudo vai pro vinagre.
O desenho que você vê aqui foi dividido em nove partes, que se transformaram nos rótulos – eles serão lançados em novembro, dezembro e janeiro, dependendo de cada cervejaria. Reuni o que já existe de informação disponível. O jeito mais fácil de acompanhar é usando a #ondeestaogole no Instagram.
Veja aqui as cervejarias que participamos rótulos já anunciados. Elas estão agrupadas pelos grupos do projeto (são as que estarão juntas em cada 1 dos 9 rótulos):
1. 5 Elementos (imperial stout com adição de café e canela, já disponível); Caatinga rocks, Dama bier (sour com lactose, baunilha, suco de frutas e nibs de cacau, primeira quinzena de dez.) e Leuven (versão imperial da IPA Dragon, com Mosaic, Citra e Centennial).
2. 3 orelhas, Cozalinda (sour maturada em barril de amburana e refermentada com mel de abelha nativa de Floripa, segunda metade de dezembro), Spartacus e Zalaz.
3. Japas, Morada Cia. Etílica, Narcose eTrilha
4. Carioca, Garimpeiro (tart IPA com maracujá e baunilha, semana que vem), Hopflyers (muito lúpulo e abacaxi, começo de dezembro), Infected (juicy ipa com Nelson Salvin e blend de terpenos, começo de dezembro), Locals Only, Salvador e Undertap (double juicy ipa com Moutere, Motueka, Wakatu, Waimea e Wai-ti, primeira semana de Dezembro).
5. 4 Árvores (grape ale rosé, 28/11), Fermi (catharina sour comgoiaba, limão e hibisco, 24/11), Hocus Pocus, Koala, La Caminera, Synergy ("megaberliner" com maracujá, manga e pêssego, 10% de teor alcoólico, 20/12), Tábuas (double juicy IPA com Centennial , Citra, Cascade e Comet, começo de dezembro), Tesla (russian imperial stout, dezembro).
6. Cevada Pura (session IPA com manga), Devaneio do Velhaco (double juicy IPA com Amarillo, Hallertau Blanc e Sabro, início de dezembro), Jybá(catharina sour com capim-limão, amora e morango, meados de dezembro), Noi, Satélite (sour IPA com maracujá e Amarillo, dezembro),UXBrew e W*Kattz (sour juicy session IPA, collab com a Noi).
7. Dádiva, Tarin (juicy APA, collab com Hankz, meados de dezembro), Hankz , Brewlab (juicy IPA), Daoravida (double juicy IPA com Citra, Meridian e Chinook, começo de dezembro), Oca (west coasto double IPA com Centennial, Simcoe e terpeno Purple Punch) e Everbrew.
8. Antuérpia (double juicy IPA), Augustinus, Caravan, Central, Cerrado Beer (session IPA com Cascade, Columbus e Citra, 1/12), Demonho (american sour ale com maracujá, café, baunilha e cardamomo, primeira quinzena de dezembro), Dogma (hazy double IPA com Citra, Mosaic e Fruit Punch, variedade alemã do Amarillo), Quatro Graus (imperial stout).
9. Avós(american lager com arroz e bastante lúpulo, já disponível), Croma, Hopmundi, Juan Caloto, Mafiosa (berliner um pouco mais alcoólica, fermentada com levedura de saison, com goiaba, segunda metade de dezembro), Mindubier e Three Monkeys.