Uma bebida leve, refrescante, alcoólica (entre 4% e 5%), com gostinho de fruta, baixas calorias e sem glúten. A hard seltzer, uma das modas do momento, parece ter sido desenhada para entrar na moda. E, claro, entrou.
A bebida não é exatamente uma novidade. Nos EUA, a onda começou a se formar em 2018, bateu forte em 2019 e virou mega mainstream com anúncio da hard seltzer da Budweiser no Superbowl em fevereiro deste ano.
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Abra a geladeira de um americano e você vai encontrar um pack de hard seltzer. Fiz o teste em duas visitas pré-pandemia. O apelo fit reverbera especialmente por lá. Os nomes fortes no mercado americano são White Claw e Truly, a hard seltzer da Boston Beer (que vem comemorando um crescimento impressionante, impulsionado pelo produto e num contexto de queda do mercado como um todo).
Por aqui, temos duas marcas: a Joví, que você encontra nos supermercados, e a Hintz, da cervejaria Three Monkeys.
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Mas, espera, o que exatamente é hard seltzer? É água com gás, álcool e frutas. O álcool pode vir da fermentação de cana ou do malte de cevada (daí a ligação com cervejarias). É tipo um keep cooler melhorado (e assim denuncio minha idade). A melhora está no fato de não ter gosto de refri. A hard seltzer é mais neutra, menos tutti-frutti, e costuma ter o final bem seco, nada chicletoso. Está mais perto das bebidas ice do que da cerveja. E tem tudo para emplacar no calorão, praia, piscina e sonhos de carnaval. Pessoalmente, prefiro minhas notas de malte presentes no gole e não trocaria uma session, uma sour ou mesmo uma american light lager por uma hard seltzer.
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Para conversar sobre esse tema, dei uma palavrinha com Carlos "Veio" Lima, do Tap Tap, que vem acompanhando as movimentações em torno das hard seltzer.
O Jim Koch, da Boston Beer diz que as hard seltzer são a maior revolução desde a invenção das cervejas light nos anos 1970. O que você acha? Eles investiram muito dinheiro pra produzir hard seltzer. O cara tem que falar que o negócio é bom. E o resultado deles com hard seltzer foi muito bom – na pandemia, apesar do mercado craft ter diminuído como um todo, a Boston Beer cresceu bastante, impulsionada pela Truly. Mas discordo! Nesse período todo, o mercado cervejeiro mostrou inovações muito mais interessantes e que têm mais a ver com cerveja em si.
O que você acha de interessante na hard seltzer? O apelo fit reverbera? O bacana é apelo fit: é uma forma pouco calórica e relativamente barata e ainda sem glúten de ingerir álcool. A gente tem visto essa busca por opções tidas como saudáveis crescer. Mas vai além, é uma bebida fácil de beber, bem refrescante, tem a ver com nosso clima. Mas acho importante falar de outro aspecto: a gente, ainda bem, evoluiu bastante. Antigamente, essa bebida poderia ser tachada como bebida de mulher. A realidade mudou e hoje abre portar para o público masculino também. Conforme a gente vence essa barreira, fica mais fácil de o homem se dar a chance de experimentar, gostar e beber.
Falando especificamente de Brasil, pra mim, tudo que fica bom com fruta tem potencial de dar certo aqui, porque de fruta a gente entende. Vc acha que as hard seltzers vão frutificar (perdão, trocadilho) especificamente aqui por causa disso? Acho que isso, acho que a gente tem que fazer isso e ir além, fazer combinações. É quase um drinque, pode ir hibisco, pode ir mais de uma fruta, pode ser um mix. Acho que podemos explorar essas combinações.
Serviço
No Tap Tap, você encontra a Three Monkeys Hintz Tropical (R$ 12, 310 ml) e os sabores morango, limão e abacaxi da Joví (R$ 8, 275 ml). As Joví você encontra no supermercado por valores que oscilam entre R$ 5 e R$ 7.
Delivery pelo www.taptapsp.com.br
Rua da Consolação, 455. Horário especial: 16h/22h (sáb., 13h/22h, dom., 13h/21h)