Na manhã desta quinta-feira (15), a chapa Maturação foi eleita com 72% na votação para a nova diretoria da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
Na sequência, foram definidos como presidente Nadhine França (conheça abaixo), do núcleo de diversidade da associação e presidente interina durante esse período. Na coordenação do conselho, fica Marcelo Paixão (Verace). O tesoureiro é o beersommelier Jayro Pinto e o secretário é Ugo Tode (da Dumf, DF).A chapa, com 14 membros, tem ainda Leandro Sequelle, da Graja, Gilberto Tarantino, da Tarantino, e Junior Bottura, da Avós.
A eleição foi convocada após a renúncia do presidente Carlo Lapolli e de todos os diretores da associação que reúne as cervejarias independentes causada pelo vazamento de mensagens de um grupo fechado de WhatsApp. Entenda aqui a história.
Conheça Nadhine França
Nadhine França, 34 anos,é recifense, mora em Pernambuco, é formada analista de sistemas, sommeliére (Ceres-Senac) e cervejeira (Instituto da Cerveja Brasil - ICB). É coordenadora do ICB-PE, diretora da Abracerva-PE, coordenadora do núcleo de diversidade da Abracerva e agora presidente-interina da associação.
Ela entrou na cerveja artesanal por meio da Confraria Feminina Maria Bonita, mergulhou nos estudos e foi em busca de espaço no mercado cervejeiro. No ano passado, apresentou a proposta da criação do Núcleo de Diversidade à Abracerva. "Com o estopim dos protestos antirracistas nos EUA e toda a movimentação que isso gerou aqui, tomamos fôlego para recuperar a proposta", conta. Com poucos meses de criação, o núcleo, além de debates promovidos via lives, apresentou para discussão pública um código de ética a ser adotado pela Abracerva a partir dos recentes episódios.