Clara Gaehwiler, da Queijaria Alpina foi eleita campeã do concurso da Melhor Fondue do Brasil. Filha de mãe brasileira e pai suíço, produtores de queijo da fazenda Pica-Pau, em Corumbá de Goiás, a vencedora vai lutar pelo Brasil no Mundial da Fondue da Suíça, com passagem de ida e volta paga pela Swiss International Airlines, que foi o prêmio do 1° lugar. O cenário será a cidadezinha charmosa de Tartegnin, de menos de 300 habitantes.
"Estou muito emocionada e muito feliz! Quando entrei no site da SerTãoBras e vi o concurso fiquei super animada, meu pai treinou comigo muitas vezes a receita," disse Clara em lágrimas ao receber o prêmio.
Seu pai veio para o Brasil há 40 anos para fazer queijo. Ela escolheu a gastronomia. "Eu fundei em Pirenópolis un restaurante para valorizar os queijos do meu pai, o Ursos, especializados em tábuas de queijo, raclette e hambúrguer," disse a vencedora.
O concurso aconteceu na residência do Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann, uma parceria do Turismo da Suíça, associação SerTãoBras e o Club Brasil da Guilde Internationale des Fromagers. O presidente do concurso internacional, Stéphane Jayet estava presente e eu fui a comissária geral para preparar os jurados.
Bem animados, os oito jurados foram coordenados por mim, que fui a comissária geral do concurso, com a ajuda da presidente do Club Brasil da Guilde Internationale des Fromagers, Vanessa Alcoléa; do vide presidente e professor de queijos Antonio Fernandes e da queijista Flávia Rogoski, uma das diretoras da SerTãoBras, que trabalhamos na linha de frente para observar detalhes como higiene e organização
Outros experts ajudaram a classificar as fondues nos quesitos visual, gosto e aroma, consistência e impressão geral: Rosa Moraes, Patrícia Ferraz, Fred Sabbag, Danny Simon, Cecília Padilha e Rebeca Couto, da Tirolez. O público foi formado por cinquenta convidados, entre chefes de cozinha, jornalistas e queijistas.
O gruyère DOP suíço foi o grande campeão do dia, esteve presente em 50% de todas as receitas, doado pela importadora Calimp. Um queijo que no peso custa o mesmo preço de lagosta, graças aos impostos cobrados quando ele entra no país, está longe de ser algo democrático. Mas para garantir a igualdade do concurso todos os candidatos ganharam o queijo de presente da importadora Calimp.
Fondues para todos os gostos
Fondue com tucupi, com cachaça, com raspinhas de requeijão moreno... Não faltou criatividade no concurso que valeu uma passagem para a Suíça. Confira as receitas dos candidatos, em ordem de colocação no resultado do concurso. Para as que não informam o modo de fazer, é fácil, sempre colocar primeiro o queijo para esquentar em fogo ultra baixo e acrescentar a bebida e condimentos aos poucos, ao mesmo tempo que o queijo vai derretendo, até encontrar a textura ideal.
Fondue vencedora: a clássica
- 160g de queijo alpino da Queijaria Alpina - 90 dias de maturação
- 340g do queijo Stephan da Queijaria Alpina - 12 meses de maturação
- 500g de gruyère DOP - 6 meses de maturação
- 320 ml de vinho branco seco Cabernet Sauvignon
- 30 g de Kirsch marca Fassbinb
- 40 g de amido de milho
- 2 dentes de alho
- Pimenta do reino, produção própria
- Noz moscada Qb fibra forte
Fondue Genebra, a mais europeia
- 400 g queijo gruyère DOP
- 200 g queijo emmental
- 200 g queijo maasdam
- 320 ml de vinho branco meio seco
- 20g de amido de milho
- 120g de pancetta curada cortada em cubos
- 120g de cogumelo porcini fresco cortado em cubos
- 1 dente de alho
Preparo: Em uma frigideira refogar lentamente a pancetta na própria gordura em fogo baixo até ficar crocante. Reservar. Em outra frigideira, refogar o Porcini com azeite, alho (1 dente inteiro), sal e pimenta até ficar bem dourado. Reservar. Rale os queijos grosseiramente. Em uma panela de fondue, passe o dente de alho no fundo da panela e, em fogo baixo, aquecer 280ml de vinho, acrescentar os queijos aos poucos e mexer sem parar até derreter os queijos. Depois dos queijos derretidos, misturar o restante do vinho com o amido, acrescentar na panela de fondue aos poucos e sempre mexendo, misture até atingir a textura desejada. Finalize com o kirsch, bebida destilada de cereja. Sirva com a pancetta, porcini e pães cortados em cubos.
Fondue com tucupi: a mais exótica
- 500 gr de gruyère DOP
- 250 gr de queijo sol da queijaria Pé do Morro
- 250 gr de queijo vale do Testo, da queijaria Vermont
- 200 ml de tucupi
- 200 ml de vinho branco seco
- 30 ml de cachaça com jambu
- 3 cl. de sopa de amido de milho
Preparo: Ralar os queijos e misturar 2 colheres de sopa de amido de milho. Reservar. Em uma panela em fogo médio aquecer o tucupi e o vinho branco. Em fogo baixo adicionar os queijos aos poucos até que derreta por completo. Em fogo baixo/médio acrescentar o restante do amido com a cachaça. Manter até dar o ponto e começar a borbulhar. Servir imediatamente.
Fondue de queijos de cabra, original e bem brasileira
Receita da produtora de queijos de cabra Heloisa Collins e sua filha a chef Juliana Raposo, da Capril do Bosque
- 500 g de gruyère DOP
- 225 g de queijo terra preta Mantiqueira ralado e sem casca: queijo enzimático de massa cozida, longa maturação, elaborado com leites de cabra e vaca (50%/50%).
- 225 g de queijo lua da Mantiqueira: massa mole de dois leites, cabra e vaca (50%/50%), com fungos brancos e 40 dias de cura
- 50 g de queijo azul dolce bosco, de puro leite de cabra e massa mole
- 300 a 400 ml de vinho branco natural, artesanal, fermentado de abacaxis maduros e fermentos viníferos em garrafões de vidro e descansado em barril de castanheira. Autoral, é elaborado em edições limitadas por Heloisa Collins e servido com provas de queijos no Empório do Capril do Bosque.
- 1 c sobremesa de amido de milho
Fondue bem apimentada
- 900 ml de vinho branco seco Almadén riesling
- 1 l de leite
- 1 kg de gruyère DOP
- 550 gr de emmental brasileiro
- 550 gr de gouda brasileiro
- 10 gr de noz moscada
- 50 gr de páprica doce
- Tomilho à vontade
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho
- 130 gr de amido de milho
- 200 ml de creme de leite
Fondue brasileira
- 575 gr de gruyère suíço
- 100 gr de emmental suíço
- 325 gr de appenzeller suíço
- 100 ml de água
- 200 ml de kirsh, aguardente cereja
- 30 ml de creme de leite fresco
- 200 ml de vinho branco
- 10 gr de páprika
- 5 gr de alho descascado
Fondue crocante de requeijão no tacho de cobre
- Alho
- 500g queijo gruyère DOP
- 500g requeijão de corte Jeito de Mato
- 200ml Vinho Chardonnay Capella dos Campos
- Pimenta da Jamaica
- Raspas do requeijao
- Em um tacho de cobre raspe o alho, coloque os queijos, junte o vinho branco até dar o ponto na fondue. Finalize com pitadas de pimenta da Jamaica a gosto. Para servir com um charme final, salpique as raspas por cima da fondue.
Fondue da Kel
- 500g de queijo Gruyère
- 500g de queijo Morro Azul
- 250 ml de vinho branco seco
- 200 ml de Kirsch
- 40 ml de cachaça
- 1 colher de sopa de amido de milho Maizena
- 1 dente de alho
- 1 pitada de noz-moscada
- Pimenta do reino a gosto
- Pão italiano
Corte o pão italiano em cubos e reserve. Corte o alho ao meio e retire o miolo. Esfregue levemente as duas partes cortadas no fundo e laterais da caquelon. Rale o queijo Gruyère e reserve. Retire a cinta de madeira e os mofos que envolvem o queijo Morro Azul e reserve o miolo. Misture no mesmo recipiente a cachaça, kirsch e o amido de milho e mexa até obter uma mistura homogênea. Aqueça o vinho branco em fogo baixo e adicione os queijos aos poucos sem parar de mexer. Quando estiver bem homogêneo e começar a borbulhar, junte a mistura de Kirsch, cachaça e amido de milho dissolvida e deixe por aproximadamente 5 minutos ou até atingir a consistência desejada. Deve ficar cremoso e espesso. Adicione noz-moscada e pimenta do reino a gosto. Coloque a caquelon no réchaud e sirva imediatamente com os pães. Rendimento de 5 pessoas.