Publicidade

Publicidade

Blogs

Aventuras lácteas entre o Brasil e a França

Só queijo

Só queijo

Queijo brasileiro, passionata venceu concurso em Portugal de roupa nova

Ele já tinha sido apresentado no concurso de Melhor Queijeiro do Brasil, em abril de 2024, em São Paulo. Para o concurso de Portugal, ganhou uma saia de flores e um novo nome

Queijo passionata, brasileiro, 9° lugar geral no World Cheese Awards Foto: Débora Pereira/Profissão Queijeira

 

O apresentador da cerimônia final do World Cheese Awards, Patrick McGuigan, estava encantado ao apresentar o passionata: "se você sentir o cheiro e provar desse queijo leitoso, suave, vai perceber muitos sabores de frutas tropicais. Com uma cerveja IPA de frutas tropicais, como abacaxi e maracujá, ele seria absolutamente incrível. É uma novidade para mim, fiquei fascinado de descobrir que é do Brasil!"

Mesas do concurso que aconteceu em Viseu, Portugal Foto: Arnaud Sperat Czar/Profissão Queijeira

 

PUBLICIDADE

Para concorrer no World Cheese Awards, o queijo do Biopark foi revisitado e mudou de nome. "Ele é uma evolução do queijo maracujino, que apresentamos no concurso brasileiro de Melhor Queijeiro, mas em vez de envolver o queijo totalmente em polpa de maracujá, envolvemos metade do queijo com flor de calêndula. Os ingredientes são fixados com uma resina feita a partir de caseína, a proteína do leite", explicou Kennidy de Bortoli, um dos autores do queijo. "Estou muito feliz acompanhando daqui do Brasil a apuração, agora vamos tentar um selo arte para que ele seja distribuído em todo Brasil", explicou o autor, que justificou a mudança de nome "porque maracujino ficava parecendo medicamento".

O queijo brasileiro foi defendido pelo inglês Jason Hinds, que já tinha aprovado o produto quando foi jurado no concurso de abril no Brasil. "Para mim, este ano está sendo espetacular, porque eu vi o mundo do queijo em uma encruzilhada. No mundo do vinho, antes havia o novo mundo e o velho mundo, e acho que estamos chegando a um período agora, no mundo do queijo, onde o novo mundo está começando a aparecer e é alucinante. Quando eu como um queijo, eu quero mais que queijo, quero algo encorpado, com boa acidez, bons sabores, boa permanência na boca, quero tudo isso e quero mais, que este queijo tenha beleza, eu quero surpresa. E este queijo brasileiro para mim personifica muito tudo isso", disse ele.

Jason, que é comerciante de queijos da Neals Yard escolheu o maracujino  entre os 117 queijos super ouro do concurso. "Este queijo para mim incorpora todas essas coisas, porque é ao mesmo tempo fresco, tem uma acidez incrível, elegância".

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE