Queijo nos Estados Unidos é um frenesi, um entusiasmo delirante!
Foi essa a sensação que tive depois de passar uma semana em São Francisco para o Fancy Food Show, uma das maiores feiras de alimentos finos do mundo.
Aproveitei para conferir as lojas de queijo e os eventos paralelos, que costumam ser os melhores. Confira e guarde os endereços para sua próxima viagem!
Crème de la crème da alta gastronomia moderna e tradicional
? Na edição de janeiro do Fancy Food, as novas criações de queijos especiais modernos (special cheeses) acompanharam a busca por um consumo mais natural, caseiro (home made), baseado em comércio justo (fair trade), orgânico (organic) - tudo que o consumidor nômade moderno e consciente do planeta deseja. Como os queijos de cabra com flores orgânicas da Kris Lloyd Artisan.
? Mas a tradição vem ao lado da novidade. Sucesso também foram os queijos portugueses exportados pela Tradifoods. A maioria de leite cru com mais de 60 dias, acompanhados de doces de marmelo, figo e pêssego.
Glamour e contracultura encontram o queijo no sanduíche
? O ambiente barroco de pinturas no teto e móveis dourados contrasta com as tatuagens de Lydia Sapp, a queijeira responsável pela Atelier Fine Foods, loja de queijos e alimentos de alta gastronomia em Yountville, Califórnia, a uma hora ao norte de São Francisco. Ela prepara os pedidos ao som de um funk moderno. Queijos como o comté e etivaz suíço, fatiados em máquina, são degustados nos diversos sanduíches propostos no menu e servidos em um salão de chá ao lado da loja.
Educação Queijeira para consumidores
? Visitei a nova Cheese School de São Francisco, inaugurada há três meses, voltada para educação de consumidores. A maioria das atividades, de cerca de duas ou três horas, são para descobertas temáticas, com temas como queijos com denominação de origem controlada (DOP) italianos e franceses, harmonizações com vinhos, cervejas ou chocolates. "As classes sempre têm as inscrições esgotadas e o sucesso é enorme", diz Susan Sturman, americana que promove viagens queijeiras (cheese tours) na Europa e na França.
Lojas colocam em evidência outros alimentos para harmonizar com queijo
? Na loja The Pasta Shop, em Oakland, a queijeira Juliana Uruburu tem uma excelente oferta de queijos locais e internacionais dentro do Market Hall Foods há 33 anos. Ela é professora na Cheese School de São Francisco. O queijo representa cerca de 25% das vendas em sua loja, que tem uma grande gama de alimentos finos.
? Cowgirl Creamery é uma empresa de queijos orgânicos fundada em 1994 que tem seis boutiques na Califórnia. Visitei duas, uma no Ferry Building de São Francisco e a outra em Point Reyes, cidade a meia hora de carro ao norte, onde fica o atelier de fabricação. A Cowgirl é conhecida por seu papel pioneiro na produção artesanal nos Estados Unidos. Sem herdeiros, as duas fundadoras Sue Conley e Peggy Smith venderam em 2016 para a Emmi, um grande grupo suíço que tem negócios internacionais de laticínios. A Emmi está comprando outras fazendas orgânicas de pequenos produtores na região e investindo para sua modernização.
? Outra excelente loja é a Cheese Plus, a mais antiga de queijos de São Francisco. "Agora no começo do ano nós vendemos pouco porque as pessoas prometem fazer dieta no ano novo, mas não dura mais que duas semanas e, agora, as vendas já começaram a esquentar de novo," conta Ray Bair, o proprietário.
? Para terminar, no coração da produção artesanal de vinho da Califórnia, a loja Cheese Wine Merchant do mercado de Oxbow, na cidade de Napa, aposta na venda de tábuas decoradas.