Muito comumente presente nas mesas de Natal e ceias de Réveillon, o pêssego em caldas é uma sobremesa que atravessa gerações e encanta paladares com sua textura firme, porém macia, e com sabor doce na medida certa. Essas, inclusive, foram as características que levaram o pêssego em caldas da Qualitá, marca própria das redes Pão de Açúcar e Extra Mercado, a conquistar o primeiro lugar no teste às cegas realizado pelo Paladar, do jornal O Estado de S.Paulo.
O produto foi eleito o melhor entre dez marcas avaliadas por um júri de especialistas, composto por confeiteiros e chefs pâtissière de renomados restaurantes e confeitarias de São Paulo. Na degustação os jurados destacaram qualidades como sabor e brilho, dulçor e tamanho dos pêssegos na lata. Para ser considerado um excelente produto, é preciso “manter a mordida de fruta, o gosto e o perfume da fruta. E tem que ser bonito para ir à mesa”, avaliou uma das juradas do teste, a chef pâtissière do renomado hotel Rosewood São Paulo, Saiko Izawa, em declaração à publicação.
A sobremesa da Qualitá, que leva apenas frutas selecionadas, água e açúcar em seus ingredientes e tem bom custo benefício, venceu concorrentes de marcas líderes. Isso porque os pêssegos em calda da Qualitá, assim como os demais produtos da marca, passam por um rigoroso processo de produção. “Todos os nossos produtos passam por meses de testes para serem desenvolvidos, com a garantia de que só vão para a gôndola com qualidade 100% comprovada. E o teste do Paladar comprova isso. Oferecemos ao consumidor um pêssego em caldas feito com frutas selecionadas, dulçor equilibrado e textura firme. Vale ressaltar que a Qualitá oferece um ótimo custo benefício, já que os nossos produtos custam até 30% a menos que os das marcas líderes”, destaca Allan Gate Hock, diretor de marcas exclusivas do Grupo Pão de Açúcar.
Versátil
O pêssego em caldas carrega aquele “gostinho de sobremesa de casa de vó” e, por isso, é considerada por muitos uma sobremesa afetiva. Sua receita remonta a uma época em que conservas caseiras eram indispensáveis para preservar frutas durante todo o ano. Pode ser servido puro ou acompanhado de creme de leite, chantili ou ainda com uma bola de sorvete de creme.
Versátil, serve também como ingrediente para receitas mais elaboradas, como pavês e tortas, e pode ser usado até mesmo em pratos salgados, como saladas, risotos e, se combinado à ricota e lombo, por exemplo, pode garantir uma bela entrada para ser servida com torradas antes da ceia. Nas receitas mais elaboradas, vai bem com especiarias como canela, anis-estrelado ou baunilha, que garantem um toque contemporâneo aos pratos.
Seja como protagonista de uma refeição especial ou como sobremesa, o pêssego em caldas segue reafirmando seu lugar de destaque na culinária brasileira. Um doce que, mais do que alimentar, traz memórias e emoções à mesa.
Cheesecake de Pêssego em calda
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: de 8 a 10 pedaços
Tempo de Geladeira: 6 a 12 horas
Grau de Dificuldade: Fácil
Ingredientes:
- 1 lata de pêssegos em calda Qualitá
- Sumo de ½ limão Qualitá
- 200g de biscoito maizena Qualitá
- 150g de manteiga Qualitá
- 300g de cream cheese
- 1 caixa de leite condensado Qualitá
- 2 caixinhas de creme de leite Qualitá
- 1 envelope de gelatina branca sem sabor Qualitá
- 3 pêssegos em calda (escorridos e cortados em cubos)
- 100 ml de chantilly batido
Modo de Preparo:
Preparação da Base
- Triture os biscoitos e misture com a manteiga até formar uma farofa úmida.
- Cubra o fundo de uma forma de 22cm de diâmetro com aro removível.
- Leve ao forno preaquecido a 200°C e asse por 15 minutos.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Preparação do Creme
- Escorra os pêssegos e reserve a calda.
- Corte 3 pêssegos em cubos e reserve os restantes para a decoração.
- Em um recipiente, misture o leite condensado, o cream cheese e o creme de leite até obter um creme liso e homogêneo.
- Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e adicione à mistura.
- Acrescente os cubos de pêssego e o chantilly batido.
Montagem
- Espalhe o creme sobre a massa assada e fria.
- Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 6 a 12 horas ou até firmar completamente.
- Finalização
- Desenforme a cheesecake com cuidado.
- Fatie os pêssegos reservados e decore a superfície da cheesecake.
- Misture o sumo de limão com ½ xícara da calda reservada e despeje delicadamente sobre os pêssegos decorados.