PUBLICIDADE

Blogs

Histórias e experiências sobre o café

Um café para dividir

Um café para dividir

De barista e de bartender

A competição Licor 43 Bartender - Barista Challenge promove a interface entre os mundos dos baristas e dos bartenders.

Ser barista é diferente de ser bartender.

Ser bartender é diferente de ser barista.

São naturezas distintas, uma que lida com altas temperaturas e dupla de insumos sob pressão, enquanto outra combina sob ares alquimistas múltiplas essências para resultados magistrais. Um trabalha à luz do sol, muitas vezes descortinando um novo dia, enquanto que outro mantém atividade sob estrelas e luar, embalando conversas em burburinho.

Com o objetivo de estimular uma intersecção entre esses dois universos, a marca Licor 43 vem organizando nos últimos anos o seu Licor 43 Bartender & Barista Challange, uma competição que acontece em vários países cujo objetivo é o de escolher o melhor coquetel que obrigatoriamente combine o Licor 43, da espanhola Zamora, e o café, que pode ser preparado por diferentes métodos.

O Carajillo, o mais emblemático coquetel com esse licor e café, vem ocupando espaço antes pertencente ao Espresso Martini nos balcões em diversos lugares, resultado de um grande esforço de educação e experiência do consumidor.

PUBLICIDADE

Competidores da Final Brasil 2024 e jurados. Foto: Fabiane Cintra

A 8ª Edição Brasileira teve sua final em São Paulo, reunindo bartenders do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Brasília, Pernambuco e São Paulo, cujas bebidas foram avaliadas em quesitos como sabor, complexidade de execução e, principalmente, a presença dos dois principais ingredientes.

Dentre os métodos de extração de café escolhidos estavam a prensa francesa, espresso, cápsula e aeropress, revelando a pesquisa que os competidores fizeram para a criação de seus drinques.

A partir da esquerda, Gabriel Bressani, Ricardo Souza, o campeão 2024, e Mariana Pina. Foto: Fabiane Cintra.

O pódio foi dividido com a Mariana Pina, de Belo Horizonte, com o coquetel La Evolución, na terceira posição, Gabriel Bressani, de São Paulo, com o coquetel Concerto como segundo colocado, enquanto Ricardo "Rick" Souza sagrou-se campeão brasileiro 2024 com o coquetel Cartagho, tendo o direito de representar o Brasil na Final Mundial, na Espanha.

PUBLICIDADE

 

 

 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE