Publicidade

Publicidade

Blogs

Histórias e experiências sobre o café

Um café para dividir

Um café para dividir

Grãos torrados na origem

Verticalização das atividades e comércio direto ajudam os produtores a capturar mais valor nos negócios.

No último dia 23 de maio, aconteceu na sede da CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, premiação dos vencedores do Prêmio Brasil Artesanal - Cafés Especiais Torrados, Edição 2024.

Lote Campeão - Arábica | Prêmio Brasil Artesanal 2024. Foto: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

 

O Prêmio Brasil Artesanal faz parte de iniciativa dentro do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para estimular a produção voltada à alta qualidade e consequente captura de valor, de produtos como café, cachaça, vinho, chocolate e azeite, entre outros, entre produtores de pequeno e médio porte.

O processo de verticalização das atividades no setor rural não é iniciativa recente, porém sempre esteve presente entre produtores de grandes propriedades ou daqueles que tiveram passagens por empresas de outros setores.

PUBLICIDADE

Um dos primeiros casos de verticalização total foi o da Fazenda Ipanema, de Alfenas, MG, que era sociedade entre dois grandes grupos empresariais, o Bozano Simonsen e Gomes de Almeida Fernandes. De suas fazendas saíam grãos para o mercado externo, mas, também para sua torrefação e, posteriormente, sua cafeteria, servindo de excelente indicador das tendências do mercado paulistano.

 Foto: Divulgação.

Neste ano, houve um recorde de inscritos no Prêmio Brasil Artesanal - Cafés Especiais Torrados, com mais de 230 rótulos entre grãos de arabica e canéfora, que foram avaliados por um grupo de degustadores que empregaram a metodologia ABIC para avaliação de café industrializado. As cinco marcas finalistas de cada série passaram por avaliação popular em Belo Horizonte.

O campeão da categoria arabica foi o Café Família Protázio, de Manoel Protázio de Abreu, de Dores do Rio Preto, ES, sagrando-se vencedor da categoria canéfora foi o Café da Luz, de João Alves da Luz, de Cacoal, RO.

Vencedores do Prêmio Brasil Artesanal 2024 - Cafés Especiais Torrados. Foto: Ensei Neto/Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

 

3 Corações inaugura centro de compras Direct Trade

O Grupo 3 Corações inaugurou o Centro Rituais de Cafés Especiais 85+, que será o centro de compras de cafés pelo sistema Direct Trade ou a aquisição direta dos produtores, como parte das comemorações do Dia Nacional do Café.

A unidade, que também funcionará como local de estudos e treinamento para produtores e profissionais, possui estrutura completa para a avaliação dos lotes de café que se submeterem à compra, tornando as operações bastante rápidas.

O Grupo tem como ambição adquirir até 250 mil sacas de cafés especiais, principalmente arabica, em seu primeiro ano de atividade.

PUBLICIDADE

O Centro Rituais está localizado à Rua do Comércio de Café, 195, Varginha, MG.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE