No último dia 23 de maio, aconteceu na sede da CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, premiação dos vencedores do Prêmio Brasil Artesanal - Cafés Especiais Torrados, Edição 2024.
O Prêmio Brasil Artesanal faz parte de iniciativa dentro do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para estimular a produção voltada à alta qualidade e consequente captura de valor, de produtos como café, cachaça, vinho, chocolate e azeite, entre outros, entre produtores de pequeno e médio porte.
O processo de verticalização das atividades no setor rural não é iniciativa recente, porém sempre esteve presente entre produtores de grandes propriedades ou daqueles que tiveram passagens por empresas de outros setores.
Um dos primeiros casos de verticalização total foi o da Fazenda Ipanema, de Alfenas, MG, que era sociedade entre dois grandes grupos empresariais, o Bozano Simonsen e Gomes de Almeida Fernandes. De suas fazendas saíam grãos para o mercado externo, mas, também para sua torrefação e, posteriormente, sua cafeteria, servindo de excelente indicador das tendências do mercado paulistano.
Neste ano, houve um recorde de inscritos no Prêmio Brasil Artesanal - Cafés Especiais Torrados, com mais de 230 rótulos entre grãos de arabica e canéfora, que foram avaliados por um grupo de degustadores que empregaram a metodologia ABIC para avaliação de café industrializado. As cinco marcas finalistas de cada série passaram por avaliação popular em Belo Horizonte.
O campeão da categoria arabica foi o Café Família Protázio, de Manoel Protázio de Abreu, de Dores do Rio Preto, ES, sagrando-se vencedor da categoria canéfora foi o Café da Luz, de João Alves da Luz, de Cacoal, RO.
3 Corações inaugura centro de compras Direct Trade
O Grupo 3 Corações inaugurou o Centro Rituais de Cafés Especiais 85+, que será o centro de compras de cafés pelo sistema Direct Trade ou a aquisição direta dos produtores, como parte das comemorações do Dia Nacional do Café.
A unidade, que também funcionará como local de estudos e treinamento para produtores e profissionais, possui estrutura completa para a avaliação dos lotes de café que se submeterem à compra, tornando as operações bastante rápidas.
O Grupo tem como ambição adquirir até 250 mil sacas de cafés especiais, principalmente arabica, em seu primeiro ano de atividade.
O Centro Rituais está localizado à Rua do Comércio de Café, 195, Varginha, MG.