Cada geração tem suas manias, forma de pensar e, portanto, de fazer escolhas, que moldam as tendências de mercado.
Baby Boomers são pessoas nascidas no considerado Período Áureo do mundo, entre 1946 e 1964, após o final da Segunda Guerra Mundial. Foi uma geração que experimentou o surgimento de diversos movimentos culturais e prosperou muito em relação às anteriores, determinando novos padrões de consumo.
A Geração X, de nascidos entre 1965 e 1980, são filhos das pessoas que participaram do movimento Flower Power, que pregava simplesmente "Paz e Amor". Esta geração experimentou as viagens psicodélicas que tem no álbum Ummagumma, do Pink Floyd, a melhor representação.
A Geração Millenials, de 1981 a 1996, que hoje está na liderança dos mercados em geral, aprendeu a viver o mundo sem fronteiras e é ávida por experiências.

A Geração Z, de nascidos entre 1997 e 2010, é o objeto de estudo. Entender pessoas que viveram a grande transição dos sistemas físicos para digitais, por exemplo, dos vídeos cassetes ao streaming, e uma pandemia global como o Covid, é o passaporte para ter sucesso no mercado.
Essa geração tem duas características muito evidentes: querem tudo rápido e que seja prático, fácil de fazer.
É também a geração que conheceu as cafeterias por meio da gigantesca rede Starbucks, presença global já nessa época, de forma que aprenderam a consumir bebidas geladas à base de café, com muito creme e adoçadas.

Se a bebida gelada faz parte do seu cardápio imaginário, é também o grande público das bebidas prontas para beber, conhecidas como RTD, do inglês Ready to Drink, preferencialmente em lata, pois não se perde tempo para preparar. Isso explica o crescimento consistente desse segmento, que também está dando sinais de maior presença no Brasil.
Existem versões preparadas com o café filtrado e como cold brew, destacando o fato de serem bebidas prontas para beber.
Segmento que tem surpreendido pelo seu crescimento em mercados consolidados, como no Brasil, é o de café instantâneo, também chamados de café solúvel.

Segundo a ABICS - Associação Brasileira da Indústria do Café Solúvel, o mercado brasileiro experimentou um aumento de consumo de 14,88%, considerando o período de 2021 a 2024. Esse crescimento é puxado principalmente pelos consumidores mais jovens, que consideram o preparo prático e rápido.
As indústrias, percebendo esse potencial, têm desenvolvido novos blends e produtos inovadores, como a Nestlé/Nescafé, que lançou café solúvel a frio, juntado também a vertente de bebida refrescante.

O café concentrado é um recente nicho de mercado que vem se expandindo também de modo consistente, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Trata-se de um extrato de café filtrado que vêm acondicionado em pequenas garrafas em quantidade suficiente para preparar até 12 canecas de 120ml para consumo.
Este movimento pode trazer mais novidades, pois o tempo, para a Geração Z, se tornou um ativo precioso para se desfrutar e não apenas como sinônimo de "dinheiro".