A primeira região demarcada produtora de café no Brasil foi o Cerrado Mineiro, ainda em meados dos anos 1990, num momento histórico quando diversas associações de produtores se organizaram para a criação de uma entidade que coordenasse estrategicamente a cafeicultura daquela então fronteira agrícola. Isso deu origem ao CACCER - Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado, e seu emblemático Café do Cerrado, sucedidos pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro.
A iniciativa da demarcação, que é o primeiro passo para se solicitar uma indicação geográfica, depende de articulação entre o poder público e o privado, este representado pelos cafeicultores, por exemplo. A outorga do primeiro documento de reconhecimento territorial aconteceu em 2005, a Indicação de Procedência concedida pelo INPI ao então CACCER, que recebeu a incumbência de organizar todo o processo administrativo da origem cafeeira.
Esse movimento foi estimulado em razão dos resultados obtidos pelos cafés produzidos na região no primeiro concurso de qualidade do café do mundo, o Concurso de Qualidade de Café para Espresso Illy, da torrefadora italiana conhecida pela sua obstinação pela qualidade da bebida.
A classificação massiva de lotes produzidos no Cerrado Mineiro levou à pesquisa sobre os fatores que estavam definindo essa situação, num típico levantamento de condições locais de produção. Ainda hoje, a região do Cerrado Mineiro mantém sua importância estratégica no fornecimento de grãos para o lendário blend da illycaffè.
Dos 45 municípios inicialmente participantes, hoje se observa uma fragmentação a partir da recente demarcação da área da Serra da Canastra, que foi constituída pelo fato de alguns apresentarem características territoriais mais homogêneas. Em termos de extensão territorial, a região do Cerrado Mineiro é gigantesca, de modo que essa fragmentação é um processo natural à medida que o conceito de territorialidade e características de produção se refinam.
Por outro lado, este movimento demonstra o período de amadurecimento do projeto de Denominação de Origem, que exige um esforço coletivo intensivo e constante para que os resultados beneficiem efetivamente os produtores e seus produtos. Assim como ocorreu com as origens viníferas, são necessárias décadas desse esforço até o reconhecimento do mercado.
No próximo dia 10 de outubro, a illycaffè lança o blend Brasil produzido no Cerrado Mineiro, com lotes certificados em sua origem, além de atenderem protocolos de Cafeicultura Regenerativa, outro passo importante de produção agrícola responsável e de respeito ao meio ambiente.
SERVIÇO:Lançamento illy Arabica Selection Brasil Cerrado Mineiro.
Data: 10 de outubro de 2023.
Horário: 10h00.
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som, Avenida Europa, 158, São Paulo.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE AEROPRESS
A cafeteira Aeropress é fruto de um design arrojado concebido pelo norte americano Alan Adler, fabricante de brinquedos como o Frisbee, cuja forma cilíndrica com êmbolo permite trabalhar diferentes condições de extração do café, sendo um dos métodos preferidos dos coffeelovers.
Com um sistema de preparo lúdico, o Aeropress rapidamente ganhou o coração de uma legião de fãs, dando espaço para a realização de competições que ganharam espaço em todo o mundo.
No Brasil, sua competição chega à 8ª Edição e tem como característica não ser restrita a profissionais, mas a todas as pessoas que fazem do preparo do café seu momento de prazer ou de introspecção. O poster do evento foi criado pelo artista parense Kambô Kambocito, cuja temática traz uma Amazônica etno futurista.
As atividades terão lugar na antiga estação CIS Guanabara, da antiga Estrada de Ferro Mogiana, Campinas.
SERVIÇO:8ª Edição - Campeonato Brasileiro de Aeropress
Data: 28 e 29 de outubro de 2023.
Horário: a partir das 09h00
Local: CIS Guanabara, Rua Mário Siqueira, 829, Campinas, SP.
Entrada Gratuita.
CAMPEONATO ABIC DE BLENDS DE CAFÉ TORRADO
Numa iniciativa da ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café, foi lançado o 1º Campeonato ABIC de Blends de Café Torrado, cujas inscrições vão até o dia 15 de outubro.
Serão 100 inscrições aceitas, das quais, por meio de sorteio, somente 20 inscrições farão parte da competição, sendo 12 como competidores e 8 em lista de espera. Esse sorteio ocorrerá no dia 18 de outubro, às 10h00, transmitido ao vivo pelo perfil no Instagram @abiccafe.
A pré seleção dos melhores blends será nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, ficando a grande final para de 15 a 19 de novembro de 2023, durante o ENCAFÉ, em Alagoas.
SERVIÇO:1º Campeonato ABIC de Blends de Café Torrado
Inscrições: até 15 de outubro (vagas limitadas a 100)
www.abic.com.br