PUBLICIDADE

Blogs

Os sabores do mundo

Viagem Gastronômica

Viagem Gastronômica

Chefs estrelados do Guia Michelin voltam às origens e cozinham com fogo em Portugal

Chefs Michelin (a preços acessíveis) fora da zona de conforto e cozinhando com fogo. É o Ches on Fire Cascais! Pertinho de Lisboa...

O fogo, primeiro método de cocção utilizado pelo homem, há milhares de anos, é o protagonista do Chefs on Fire. O evento, que chega à sexta edição em Cascais (a meia hora de Lisboa), nos dias 20, 21 e 22 de setembro, já virou tradição, especialmente por levar chefs premiados para o desafio de cozinhar na brasa e ao ar livre, em espaços improvisados.

Ou seja: é hora de trocar as cozinhas super equipadas dos restaurantes de fine dining,  pelo fire pit, com a proposta de preparar de carnes, peixes, pratos vegetarianos e sobremesas com aquele toque defumado que só uma boa brasa pode trazer.

O chef Rodrigo Castelo é um dos chefs Michelin no Chefs on Fire. Foto: Divulgação/Chefs on Fire

O time de 27 chefs dessa edição tem nomes como o duas estrelas Michelin Vítor Matos (Antiqvvm, Porto). Reúne ainda Rodrigo Castelo (Ó Balcão, Santarém,, que já participou da edição por lá), Pedro Pena Bastos (Cura, Lisboa), João Sá (Sála, Lisboa), André Cruz (Feitoria, Lisboa), Arnaldo Azevedo (Vila Foz) e Luis Brito (A Ver Tavira), todos com uma estrela Michelin.

Mas não é só! Chefs emergentes como Vítor Adão (Plano, Lisboa), Luís Gaspar (Brilhante, Sala de Corte e Pica Pau, Lisboa), Zé Paulo Rocha (O Velho Eurico), além de representantes femininas, como Inga Martin, Lidia Brás (Stramuntana) e Maria Ramos (White Rabbit Projects) também estão na lista.

PUBLICIDADE

Além do uso obrigatório do fogo, os chefs são convidados a homenagear os ingredientes portugueses. Não esperávamos menos do que isso, não é mesmo?

Pedro Pena Bastos traz a essência de Portugal nesse prato. Foto: Luiz Ferraz/ Chefs on Fire

Particularmente, já cresci os olhos no javali, cuja temporada pede passagem. O Rodrigo Castelo (que vi comandar a brasa com maestria em Santarém) propõe Javali, Maionese de Kimchi e Pickles de Pepino na Pombinha, uma espécie de pão adocicado no formato da ave. Já a Lídia Brás (Stramuntana) vai preparar javali no pote. É meio que o nosso porco no pote, bem mineiro, com a versão de carne de caça.

Também estou curiosa para provar os Cuscos de Vinhais com tomate, manjericão e abóbora com sorvete de leitelho (líquido que se obtém do batimento da nata em manteiga), prato de Vítor Matos (Antiqvvm). Os cuscos são uma espécie de massinha feita de trigo cozida em uma espécie de cuscuzeira. A receita é do chef Vítor Matos, e me deixou incrivelmente excitada. E você, também curioso?

Além da boa comida e da boa bebida, também tem muita música nos três dias de festa. Afinal, o que seria da boa comida sem a música para nos embalar?

PUBLICIDADE

A programação completa do Chefs on Fire Cascais você confere aqui.

Histórico

Cada vez mais reconhecido, o festival, inaugurado em 2018,  abriu passagem na temporada de 2024 na virada do ano, do alto de uns edifícios mais emblemáticos de Lisboa. Depois, a pegada ficou mais regional, com os popups de Santarém, e seus 12 chefs da região, e Aveiro, que reuniu uma boa turma de lá.

Depois da edição de Cascais, a trupe do Chefs on Fire cruza a fronteira e invade Madrid, nos dias 5 e 6 de outubro, com nomes de destaque da gastronomia espanhola e grandes estrelas portuguesas, como Henrique Sá Pessoa (Duas estrelas Michelin com o Alma, de Lisboa). Por fim, segue para Foz Côa, no Norte de Portugal, nos dias 19 e 20 de outubro, até voltar a Lisboa para mais uma passagem de ano.

O clima no Chefs on Fire é de confraternização em torno da comida e da música. Foto: Divulgação/Chefs on Fire

PUBLICIDADE

Serviço Chefs On Fire - Cascais Quando: 20, 21 e 22 de setembro Onde: Feira de Artesanato do Estoril (Fiartil) Av. Amaral, 2765-192 Estoril Quanto: 90 euros por dia, com direito a cinco pratos e duas doses de bebida ou 230 euros, para 15 pratos e 10 doses de bebida Mais informações: @chefsonfire.pt

***

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE