Qual o melhor negócio para quem quer empreender em 2025? A pergunta é complexa e a resposta varia de acordo com o perfil de cada um, mas algumas áreas devem se destacar neste ano e podem ser um bom caminho para quem quer ter um negócio.
O relatório Guia de Tendências de 2025, do Sebrae-RJ, mostra que, independentemente do setor, os empreendedores vão precisar investir em produtos e serviços personalizados, valorizar a sustentabilidade e oferecer uma experiência figital - mistura de físico e digital.
“Quem quer ter um negócio precisa aprender a se adaptar cada vez mais rápido às mudanças de consumo, porque os clientes estão mais exigentes. Para se diferenciar, a empresa precisa atender às novas demandas, o que exige inovação constante”, diz a analista do Sebrae-RJ Mara Godoy.
Um dos 16 negócios promissores listados pelo Sebrae-RJ é o mercado pet, que está em alta nos últimos anos e deve seguir o mesmo caminho em 2025. De serviços de banho e tosa até a produção de alimentos naturais, esse segmento tem se beneficiado pelo crescimento do número de animais de estimação no Brasil.
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em parceria com o Instituto Pet Brasil, mostra que a população brasileira de pets cresceu nos últimos 10 anos e chegou a 160,9 milhões de animais em 2023.
“As pessoas passaram a considerar o animal de estimação como um integrante da família. Todo esse cuidado, com acupuntura, comidas saudáveis e até cremação, torna o mercado pet um setor com potencial para se expandir”, analisa Mara.
Inteligência artificial e negócios sustentáveis ganham espaço
A inteligência artificial deve ganhar mais espaço em 2025. Ela é útil para empresas que já estão no mercado, já que pode ser utilizada para personalizar a experiência dos clientes, trazer ideias de inovação e desenvolver produtos com base em dados, por exemplo.
Mas, com o aumento da demanda, a IA também se torna um negócio promissor. Consultorias e desenvolvimento de softwares especializados são apostas que devem ter resultados positivos nos próximos anos.
A sustentabilidade, que passou a ser uma exigência dos consumidores, é uma alternativa para quem quer começar. “O consumidor está mais consciente do que acontece no mundo. Ele está preocupado com as mudanças climáticas e como os recursos naturais são tratados pelas empresas”, aponta a especialista.
Os brechós são um caminho para quem quer aproveitar esse caminho, por promoverem a reutilização. Negócios com matéria-prima reciclável e plataformas que facilitem a troca de produtos entre consumidores também devem ter destaque, de acordo com o Sebrae-RJ.
Já quem quer um pouco mais de segurança e menos flexibilidade, as microfranquias - com investimento inicial de até R$ 135 mil - podem ser a melhor opção. Mara destaca que o empreendedor pode optar pelo franchising em um setor que também esteja em alta, como a saúde, para aumentar as chances de sucesso.
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Perfil do consumidor em 2025 exigirá atendimento personalizado
O Guia de Tendências também detalha o perfil do consumidor em 2025. Eles foram divididos em quatro grupos com hábitos de consumo e preferências diferentes:
- Os novos niilistas têm uma postura de desapego e buscam por marcas que ofereçam experiências únicas;
- Os redutores estão cansados da imersão digital, priorizam o humano ao digital e valorizam marcas que sejam transparentes sobre suas práticas;
- Os protetores do tempo reconhecem o tempo como um recurso valioso e querem investir em experiências que tragam algum enriquecimento para a vida;
- Os pioneiros são inovadores e atraídos por marcas que mergulham em conceitos como metaverso, IA e cidades inteligentes.
Mara explica que os perfis foram montados com base no monitoramento de mercado e que, para identificar quem é o seu público-alvo, o empreendedor tem de analisar dados. “Ele precisa responder o quê, como, por quê, quando e com qual frequência esse cliente compra para traçar os hábitos de consumo e identificar o que ele deseja”, afirma.
Outro destaque do relatório é a busca por personalização. A tendência neste ano é que os consumidores optem por marcas que antecipem suas necessidades e ofereçam um produto ou serviço quase individualizado.
“Mais do que a personalização, as pessoas vão procurar por individualização. Os clientes querem sentir que aquele item ou experiência realmente foi feito para eles. Para entender esse desejo, é importante monitorar o mercado”, conclui a analista.
Veja a lista com os 16 negócios promissores para 2025
- Negócios sustentáveis, como a venda de produtos ecológicos e empresas voltadas para a eficiência energética ou responsabilidade social
- Comércio eletrônico, com lojas virtuais e dropshipping (vendas sem estoque, com a mercadoria sendo entregue por um parceiro)
- Mercado pet, com pet shops, serviços de banho e tosa, produtos naturais, creches, clínicas e hospitais para animais
- Veículos elétricos, com a venda de produtos como patinetes, e serviços de manutenção de baterias
- IA e automação, com consultorias e desenvolvimento de softwares especializados
- Negócios circulares, que promovam a reciclagem de produtos, reutilização de materiais ou plataformas que facilitam a troca de produtos entre consumidores
- Negócios figital, que integrem a experiência física com a digital
- Consultorias com práticas éticas
- Modelos de assinatura, como educação online e serviços de entrega de alimentos ou de produtos de beleza
- Negócios de economia de compartilhamento, como plataformas que facilitam o compartilhamento de veículos e ferramentas ou espaços de trabalho
- Modelos as a service (AAS), que são a oferta de tecnologia na nuvem, pela internet, para empresas
- Saúde e bem-estar digital, com aplicativos de meditação, plataformas de exercícios online, academias e estúdios de yoga
- Negócios baseados em dados, como empresas que fazem recomendações de compras personalizadas em sites
- Educação online, com plataformas de ensino e cursos em áreas específicas ou voltados para pessoas com mais de 50 anos
- Alimentos funcionais e suplementos, voltados para a saúde da mulher e do homem com mais de 45 anos, emagrecimento, geriatria e saúde íntima
- Microfranquias em setores que estão em alta, como saúde